Capacitação Digital de Docentes - PAD@AE1 Abrantes - Recursos digitais e trabalho colaborativo no 1.º Ciclo do Ensino Básico turma PADDE_ABT_1C

Apresentação

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base os documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. As áreas de intervenção elencadas num PADDE incidem nos diferentes domínios vivenciados numa organização escolar, enquanto utilizadores privilegiados das tecnologias digitais. A presente ação enquadra-se no âmbito das ações definidas no PADDE do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes (AE1 ABT), nas dimensões de Práticas de Avaliação e Colaboração e Trabalho em Rede, visando capacitar a comunidade docente, no contexto específico do agrupamento, para uma prática letiva diferenciadora, criando condições para, com o digital, implementar estratégias de ensino e de aprendizagem num ambiente inovador e colaborativo. A par das ações em curso para a Capacitação Digital de Docentes, e na sequência da aquisição de competências para a utilização pedagógica de RED, urge ajustar a experiência adquirida à estrutura digital do AE1 ABT. Pretende-se com esta formação capacitar docentes do departamento do 1.º ciclo do ensino básico para a utilização das funcionalidades de partilha e gestão de grupos na rede de utilizadores @ae1abt.esdrsolanoabreu.pt de forma a potenciar a disseminação de práticas comuns em todos os departamentos, permitindo: ● Generalizar e uniformizar procedimentos na gestão de documentos digitais partilhados; ● Entender as vantagens da criação e utilização colaborativa de RED; ● Compreender e utilizar colaborativamente as diversas ferramentas do Google Workspace Educação; ● Potenciar e criar condições para a crescente utilização de RED na conceção de ambientes híbridos de aprendizagem.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 120.

Objetivos

Pretende-se com esta ação favorecer e incentivar a criação de ambientes híbridos de aprendizagem nas salas de aula, contribuindo significativamente para a concretização dos seguintes objetivos do Plano de Desenvolvimento Digital do AE1 (PADDE): ● Colaboração e trabalho em rede: ▫ Dotar docentes e dirigentes de competências no domínio de ferramentas de comunicação para grupos de trabalho. ▫ Desenvolver/produzir conteúdos digitais; partilhar recursos digitais e fóruns de discussão. ▫ Desenvolver capacidades para criar repositórios digitais. ▫ Criar repositórios por grupos disciplinares, departamentos e turmas em serviços de armazenamento online (cloud). ● Práticas de avaliação ▫ Criar, adaptar e partilhar RED para avaliação formativa dos alunos. ▫ Avaliar as aprendizagens dos alunos de forma formativa com recurso a ferramentas digitais. ▫ Expandir competências na utilização de documentos, aplicações e outros recursos digitais por professores e alunos em sala de aula e outros ambientes de aprendizagem. ▫ Diversificar as formas de avaliação.

Conteúdos

● Ambiente Google Workspace ● Aplicativos disponíveis ● Gestão de utilizadores e grupos ● Gestão e partilha de RED em ambiente virtual (nuvem/cloud); ● Criação, gestão e partilha de portfólios digitais; ● Avaliação formativa digital

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2018).Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.PADDE do Agrupamento de Escolas N.º1 de Abrantes. Disponível em https://www.canva.com/design/DAE337885ZU/view

Formador

Rui Manuel Moleirinho Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 27-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 12-03-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 02-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 09-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 23-01-2024
Fim: 09-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119732/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Dr. Solano de Abreu - Abrantes