Adaptações Curriculares Significativas (ACS) - da Teoria à Prática turma ACD47

Apresentação

Hoje a sala de aula já não é a mesma. Interculturalidade, estilos de aprendizagens diferentes, perfis de funcionalidade são um desafio constante à inclusão. Uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos os alunos e a operacionalização do perfil de competências que se pretende que os mesmos desenvolvam, para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida, implicam um desenvolvimento curricular adequado a contextos específicos e às necessidades dos seus alunos. Nesta formação, pretendemos ajudar na operacionalização e concretização dos documentos solicitados para as ACS, para ajudar a formar os futuros adultos do amanhã.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre o DL 54/2018 (Educação Inclusiva) e DL 55/2018; - Refletir na abordagem multinível, nos estilos de aprendizagem e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - PASEO; - Abordar as Aprendizagens Essenciais - ensino em espiral; - Elaborar ACS, tendo em conta o perfil de funcionalidade de um aluno.

Conteúdos

Sessão Téorica: 1- Legislação 2- ACS - exemplos de aplicação Sessão Prática: 1- Compreender o documento a preencher nas ACS 2- Elaborar uma ACS para um aluno.

Início: 28-05-2024
Fim: 04-06-2024
Acreditação: ACD47
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes - Abrantes