Há Perguntas Melhores do que Outras? - Oficina de Pensamento Crítico turma ACD01_24A
Apresentação
A presente acção visa capacitar os professores e educadores para a utilização de estratégias pedagógicas que incentivem o pensamento crítico e o questionamento. Através da criação de condições que convidem à reflexão e ao diálogo, pretende-se desenvolver nos alunos habilidades essenciais para a construção do conhecimento. Promovendo ambientes de escuta ativa e participação significativa, os docentes poderão fomentar uma cultura de curiosidade e investigação em sala de aula, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos e tomar decisões informadas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1) Desenvolver de competências do pensamento crítico; 2) Criar momentos de geração de perguntas; 3) Imaginar possibilidades de trabalho em sala de aula tendo a pergunta como trampolim preferencial
Conteúdos
(I) O que é uma pergunta? (II) Como fazer mais e melhores perguntas? (III) Exercícios
Observações
Formadora - Mestre Joana Rita da Silva Sousa Esta formação destina-se exclusivamente a docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas da Chamusca e a Técnicos do Município da Chamusca e do AE da Chamusca.
Formador
Joana Rita Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |