Planear e Avaliar em EPE: E agora? (parte II) turma PAEPEII_01
Apresentação
Com a republicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) em 2016, tornou-se fundamental desenvolver espaços de formação e de reflexão com o fim de envolver os profissionais na (re)definição de modelos alternativos e de dinâmicas que se adequem às necessidades da escola atual. Os processos de observação, planeamento, registo e avaliação surgem como centrais nas atuais considerações dos profissionais de educação de infância. O maior enfoque dado, no referido documento, a todo um modelo implícito de Avaliação impõe a organização de espaços de reflexão partilhada que possibilitem a construção de respostas adequadas e consubstanciadas no conhecimento e na prática profissional e educativa. É fundamental reconhecer a avaliação como base do desenvolvimento curricular e da ação educativa, assente no planeamento intencional e na avaliação das práticas educativas. Falar e debater sobre a diversificação de instrumentos e recursos de registo, potenciar as dinâmicas de observação e registo e compreender as formas de comunicação clara e concisa, são alguns dos objetivos deste espaço de formação apoiada. Com esta ação pretende-se que os educadores de infância sejam capazes de refletir sobre os princípios que estruturam a construção do Projeto Curricular de Grupo, contribuindo para a construção e partilha de modelos educativos. Outro pilar essencial desta ação será promover a partilha das práticas de participação das crianças e famílias no trabalho de planeamento e avaliação desenvolvido pelos profissionais e as formas e meios de comunicar a avaliação a nível institucional.
Destinatários
Professores do Grupo 100
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100.
Objetivos
São objetivos da formação: - Conhecer e utilizar o quadro de referência ou referencial de avaliação inscrito nas OCEPE; - Comparar evidências da realidade com o(s) quadro(s) de referência; - Reconhecer o papel do Educador e da Criança no desenvolvimento do currículo; - Selecionar critérios para a elaboração do Projeto Curricular de Grupo; - Compreender o processo da avaliação das aprendizagens no contexto da educação pré-escolar; - Identificar e conceber processos de recolha de informação educativa e pedagógica; - Sistematizar a informação para promover as decisões a tomar; - Analisar instrumentos de comunicação das aprendizagens.
Conteúdos
Os processos de avaliação educativa incidem sobre os planos, os processos e os produtos, não se confinando aos resultados. A avaliação do processo não se subordina à avaliação do produto, nem se reduz completamente ao princípio da eficácia. A eficácia e o sucesso têm de ser enquadrados dentro dos limites estabelecidos pela adequação ética e em relação com as características de diferentes contextos e situações de aprendizagem. Nesse sentido, a planificação, organização e utilização estratégica da avaliação das aprendizagens (com graus diversificados de diferenciação e sistematização) constitui um elemento de valor incontestável na prossecução da intencionalidade educativa, isto é, do desenvolvimento do currículo, dos educandos e das educandas e das suas aprendizagens. Assim, serão conteúdos da ação: Planear a Metodologia de trabalho (6 horas) - Caracterização inicial - Intenções pedagógicas - Observação e escuta Prever, planear e organizar o Ambiente Educativo (6 horas) - Conhecimento do contexto social e familiar - Construção do ambiente educativo: espaço, recursos, materiais e equipamentos; - Organização do tempo. Construir o Projeto Curricular de Grupo (PCG) (7 horas) - Princípios e Fundamentos educativos - Metodologias de trabalho - A avaliação do PCG - Divulgação e comunicação. Desenvolver o trabalho de articulação educativa (6 horas) - O trabalho com pais e famílias; - A participação da comunidade educativa; - A comunicação educativa.
Metodologias
Sessões presenciais e em-linha eminentemente práticas, com recurso a materiais e recursos específicos baseados em metodologias de dinamização de grupos, com atividades de reflexão conjunta, análise de situação e construção de materiais.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho, na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. Os critérios/indicadores e respetiva ponderação são os seguintes: Participação (40%) Será avaliado o grau de empenhamento e envolvimento na ação, atendendo à participação no decorrer das sessões (interesse, comentários, participação em trabalhos de grupo e individual). Trabalho produzido (60%): Documento de reflexão critica sobre os conteúdos abordados, ligando-os com as práticas desenvolvidas neste domínio e os contextos de trabalho - 50% Intervenção em contexto seleção de uma ação de intervenção direta (apresentação e discussão em grande grupo - 10%
Bibliografia
Bertram, T., & Pascal, C. (2002). What counts in early learning. In O. N. Saracho & B. Spodek (Eds.), Contemporary perspectives in early childhood curriculum (pp. 241-256). Greenwich, CT: Information Age.Cardona, M. J. (coord) (2021) Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação. LisboaFernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores.Formosinho, J. (2007). O currículo uniforme pronto-a-vestir de tamanho único. Mangualde: PedagoLopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. http:// www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf.
Formador
Henrique Filipe Henriques dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |