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A Geodinâmica do Maciço Calcário Estremenho - uma perspetiva interdisciplinar nos ensinos básico e secundário turma GMCE_01

Apresentação

A proposta de elaboração da presente ação de formação emergiu de uma solicitação coletiva dos professores do departamento em que o formador se integra (Departamento de Ciências Experimentais). Estes docentes sentem a necessidade de obter e consolidar mais conhecimentos acerca de uma área de estudo (o Maciço Calcário Estremenho - MCE) que se localiza próxima da área de influência do agrupamento de escolas onde exercem a sua atividade profissional. A sua concretização permitirá disponibilizar-lhes um conjunto diversificado de ferramentas que lhes proporcionarão a obtenção de novas vias para a conceção e diversificação de práticas pedagógicas diferenciadoras, nomeadamente a elaboração e estruturação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e de outros projetos de natureza interdisciplinar.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 420, 510, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510, 520. 

Objetivos

• Obter uma articulação mais eficaz entre docentes que lecionam diferentes áreas disciplinares; • Estruturar a produção de materiais e instrumentos de avaliação diversos; • Desenvolver e consolidar a melhoria das práticas pedagógicas; • Obter uma melhoria da qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos; • Abordar conteúdos de várias áreas do saber, associando-os a situações e problemas presentes no meio sociocultural e geográfico em que o aluno se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados; (PASEO) • Levar a que os alunos compreendam melhor os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural, promovendo a adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente; (PASEO)

Conteúdos

Componente científica: • O Maciço Calcário Estremenho – descrição e caracterização. (1,5 horas) • Enquadramento tectónico e morfológico. (1,5 horas) • O papel da água como motor da geodinâmica externa. (1,5 horas) • O processo de carsificação. (1,5 horas) • A influência da água no coberto vegetal e na paisagem. (2 horas) • Visita de estudo à área do Maciço Calcário Estremenho. (8 horas) Componente didática: • Domínios de autonomia curricular aplicados a conceitos relacionados com o MCE e os conteúdos programáticos das disciplinas de Física e Química, Geografia, Biologia e Geologia e Ciências Naturais, nos ensinos básico e secundário – exemplos possíveis. (2 horas) • Planificação de visitas de estudo interdisciplinares na área do MCE. (3 horas) • Apresentação, discussão, avaliação e validação dos materiais desenvolvidos no âmbito da oficina de formação. (4 horas)

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação (40%) - inclui a participação nas sessões, a integração nos grupos de trabalho, a participação ativa na realização das tarefas e debates, interesse demonstrado, iniciativa e autonomia. Trabalho produzido (60%) - inclui as atividades propostas pelo formador.

Bibliografia

COELHO, R. (2002) – Aspectos geológicos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e sua divulgação multimédia, tese de mestrado (não publ.), Universidade de Coimbra, 255pLEAL, C. e CUNHA, L. (2018) - O Património Geomorfológico do Maciço Calcário Estremenho (Centro de Portugal): Proposta de atividade geoeducativa, II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física, 1249-1255MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018) – Aprendizagens essenciais, https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciaisMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2017) – Perfil dos Alunos à Saída do Ensino Obrigatório https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfAREAL EDITORES (consultado em 06-12-2023) – Propostas de Domínios de Autonomia Curricular, Escola Virtual

Formador

Raul José Rainha Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
4 16-11-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
5 16-11-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 20-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
7 23-11-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
8 23-11-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
9 18-12-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 16-10-2024
Fim: 18-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124167/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Artur Gonçalves - Torres Novas