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Promover a integração das STEAM no Ensino Básico: Uma abordagem com atividades práticas hands-on turma STEAM_EB_01

Apresentação

A educação em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) tem vindo a ser recomendada ao nível dos primeiros anos de escolaridade, por munir os estudantes de conhecimentos e competências consideradas cruciais para o século XXI, assim como uma forma de os motivar para a aprendizagem da matemática. As indicações metodológicas dos programas curriculares, nomeadamente no âmbito das Aprendizagens Essenciais (Canavarro et al., 2021) apontam para uma abordagem mais inovadora que defende o uso de recursos educativos digitais específicos para o ensino da matemática. É, assim, crucial capacitar os professores para desenvolverem e implementarem atividades num contexto de educação STEAM dando protagonismo à matemática.

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. 

Objetivos

Nesta oficina pretende-se capacitar os professores para desenvolverem e implementarem atividades num contexto de educação STEAM dando protagonismo à matemática. São assim objetivos desta oficina: Promover a reflexão dos professores sobre a importância da educação STEAM, assim como para as metodologias de implementação desta abordagem em aula. Planear, realizar e avaliar práticas pedagógicas recorrendo a diferentes métodos, estratégias e recursos no contexto da educação STEAM.

Conteúdos

1. Introdução à educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) 2. Metodologias, métodos e estratégias de ensino num contexto STEAM: Tarefas, estratégias e recursos 3. Atividades práticas hands-on que envolvem uma abordagem interdisciplinar das STEAM 4. Desenvolvimento de materiais de apoio para implementação das práticas STEAM em aula.

Avaliação

Cada formando elaborará um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Também será organizado um trabalho com apoio do formador que incluirá o desenvolvimento de documentos para utilização direta com alunos sobre um dos tópicos do curso. Avaliação final do formando: - Participação em pelos menos 2/3 das sessões presenciais - Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Bibliografia

Sousa, A. S. E., Ferreira, A. J., Carvalho, P. S., & Paiva, J. (2012). Ensino Experimental das Ciências. Um guia para professores do ensino secundário. Física e Química (pp. 1–255). Porto: Universidade do Porto.Canavarro, A. P., Albuquerque, C., Mestre, C., Gomes, D. , Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P. M. & Espadeiro, R. G. (2021). Aprendizagens Essenciais | Articulação com o perfil do aluno. Ensino Básico. DGE. https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematicaCaldeira, C., Valadares, J., Neves, M., Vicente, M., Teodoro, V. (2004). Viver melhor na Terra. Lisboa (Portugal): Plátano Editora.European Schoolnet (2018). Science, Technology, Engineering and Mathematics Education Policies in Europe. Scientix Observatory report. October 2018, European Schoolnet, Brussels.Office of the Chief Scientist (2016). Australia's STEM workforce: Science technology, engineering and mathematics. Canberra: Commonwealth of Australian.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 26-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 26-02-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123417/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 26 h
Local: Tomar

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