Matemática em Ambientes Digitais turma MAT_AD_01
Apresentação
Os ambientes digitais têm vindo a revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos matemática. Com a crescente utilização de tecnologias digitais os professores têm agora ao seu dispor uma vasta gama de ferramentas e recursos que tornam o ensino da matemática mais dinâmico, interativo e cativante para os alunos. Uma das principais vantagens dos ambientes digitais no ensino da matemática é a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, adaptando-o às necessidades e ritmos individuais de cada aluno. Com a utilização de plataformas de ensino online, é possível oferecer exercícios e desafios matemáticos de acordo com o nível de conhecimento e habilidade de cada estudante, permitindo-lhes progredir de forma mais eficaz e motivadora. No Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves é explicito como meta a atingir a criação de um centro de partilha de recursos digitais por departamento fomentando a sua partilha em reuniões de Departamento ou de Trabalho Colaborativo, bem como a dinamização de projetos que fomentem o desenvolvimento da literacia digital nos alunos. Esta formação constitui uma opção estratégica do agrupamento face às dificuldades que se vão sentindo. Deste modo, é pertinente que o professor de Matemática consolide estas mudanças de modo contextualizado, que aprofunde competências digitais. Pretende-se assim apoiar os docentes para a construção dos recursos necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.
Destinatários
Grupos de Recrutamento 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento 230 e 500.
Objetivos
Com a presente formação pretende-se que seja possível: Apresentar e discutir ferramentas digitais que possam ser utilizadas para o ensino e aprendizagem da Matemática. Explorar atividades práticas que integrem a Matemática com as tecnologias digitais. Promover a reflexão sobre o papel das tecnologias no ensino da Matemática e como podem potenciar a aprendizagem dos alunos. Incentivar os participantes a experimentar e adaptar ferramentas digitais ao seu contexto educativo. Partilhar boas práticas e recursos digitais úteis para o ensino da Matemática. Estimular a colaboração e troca de experiências entre os participantes. Proporcionar momentos de reflexão e debate sobre o impacto das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Fomentar o uso criativo e inovador das tecnologias no ensino da Matemática.
Conteúdos
1.Enquadramento curricular: documentos de referência 3 horas; 2.Ambientes e ferramentas digitais para o ensino da Matemática 3 horas (2 sessões de 1h30); 3.Criação de materiais para aplicar nas aulas; - 3 horas (2 sessões de 1h30); 4. Apresentação, discussão e avaliação dos materiais desenvolvidos no âmbito da oficina 6 horas (4 sessões de 1h30)
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Obrigatoriedade de frequência de, no mínimo, 2/3 das sessões presenciais. A avaliação/classificação individual de cada formando obedece aos seguintes critérios, que serão partilhados no início da formação: 1- Participação 40% (Inclui a participação nas sessões, a integração nos grupos de trabalho, a participação ativa na realização das tarefas e debates, interesse demonstrado, iniciativa e autonomia). 2- Trabalho produzido 60% (Inclui as atividades propostas pelo formador).
Bibliografia
Projetos Educativo e Projeto Curricular do Agrupamento de Escolas Artur GonçalvesAprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico e SecundárioPlano de Inovação do Agrupamento de Escolas Artur GonçalvesPlano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril
Formador
Adosinda Paula Pinho de Almeida
Ana Maria Nóbrega Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 16:30 | 1:00 | Presencial |