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Avaliação Pedagógica em Matemática turma APM_01

Apresentação

A avaliação pedagógica tem sido um dos eixos centrais das nossas políticas educativas e curriculares, concretamente nas práticas letivas e na promoção do “sucesso escolar”. A legislação atual aponta para mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. Refere ainda o caráter formativo da avaliação pedagógica como um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Esta formação constitui uma opção estratégica do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, face às dificuldades que se vão sentindo na implementação e consolidação de práticas de avaliação pedagógica. Deste modo, é pertinente que o professor de Matemática consolide estas mudanças de forma contextualizada, que aprofunde competências e adquira conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens. Pretende-se, objetivamente, apoiar os docentes para a construção dos recursos necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.

Destinatários

Grupos de Recrutamento 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de Recrutamento 230 e 500. 

Objetivos

Com a presente formação pretende-se que seja possível: • Obter uma articulação mais eficaz e eficiente entre docentes do mesmo nível de ensino; • Consolidar a uniformização de procedimentos internos; • Estruturar a produção de materiais e instrumentos de avaliação diversos; • Desenvolver e consolidar a melhoria das práticas pedagógicas; • Obter uma melhoria da qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos; • Consolidar uma melhoria dos resultados, internos e externos, dos alunos.

Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas; 2. Avaliação formativa e avaliação sumativa – 6 horas (3 sessões de 2h); 3. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho; - 6 horas (3 sessões de 2h); 4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores – 3 horas (2 sessões de 1,5h) 5. Apresentação, discussão e avaliação dos materiais desenvolvidos no âmbito da oficina de formação – 7 horas (3 sessões de 1,5h + 1 sessão de 2,5h)

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: • Obrigatoriedade de frequência de, no mínimo, 2/3 das sessões presenciais. • A avaliação/classificação individual de cada formando obedece aos seguintes critérios, que serão partilhados no início da formação: 1- Participação – 40% (Inclui a participação nas sessões, a integração nos grupos de trabalho, a participação ativa na realização das tarefas e debates, interesse demonstrado, iniciativa e autonomia). 2- Trabalho produzido – 60% (Inclui as atividades propostas pelo formador).

Bibliografia

Projetos Educativo e Projeto Curricular do Agrupamento de Escolas Artur GonçalvesAprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico e SecundárioPlano de Inovação do Agrupamento de Escolas Artur GonçalvesProjeto Maia - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação PedagógicaLegislação em vigor - Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e a Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto.

Formador

Adosinda Paula Pinho de Almeida

Ana Maria Nóbrega Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 13-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 20-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 02-12-2024
Fim: 24-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128463/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Maria Lamas - Torres Novas