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Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Módulo 3 – Gestão e tratamento de documentação/ Informação turma PND-RBE-05

Apresentação

A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literácicas. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media. Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa. A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

1. Capacitar os assistentes operacionais no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas Bibliotecas Escolares para curadoria de conteúdos e difusão da infirmação. 2. Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes. 3. Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado nas estruturas da escola, na Rede de Bibliotecas Escolares e na Sociedade da Informação e do Conhecimento. 4. Identificar o papel, missão, função e objetivos das Bibliotecas Escolares no contexto educativo formal e não formal. 5. Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da Biblioteca Escolar. 6. Reconhecer a importância dos serviços da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media. 7. Conhecer normas e procedimentos de atendimento ao público favoráveis ao correto desempenhos das suas funções ao serviço das Bibliotecas Escolares.

Conteúdos

- Conceito de gestão da coleção e dos procedimentos a ela associados: avaliação da coleção, gestão de aquisições e doações, desbaste e crescimento da coleção – 2h presenciais - Tratamento documental: circuito do documento, catalogação, classificação, indexação, cotação, registo e etiquetagem – 6h presenciais + 8 online assíncronas - Programas de gestão documental (Prisma, Biblio.NET…): exercícios práticos e criação e edição de registos – 1h presencial + 1h online síncrona - Arrumação da coleção e normas de acesso quer físico quer digital – 1h presencial + 1h online síncrona - Utilização de catálogo: pesquisa simples e booleana - 2h presencial + 1h online síncrona - Acesso e difusão da informação: princípios, procedimentos e boas práticas – 1h presencial + 1h online síncrona

Metodologias

Realização de sessões teórico-práticas presenciais (mínimo de 50%) com apresentação dos conteúdos propostos e trabalhos individuais e/ou em grupo, sendo o tempo online síncrono ou assíncrono e destinado exclusivamente à realização de exercícios e trabalhos práticos. Demonstração do uso de programas, ferramentas e instrumentos ligados à gestão da Biblioteca Escolar seguidos de realização de exercícios práticos com os mesmos. Partilha de práticas relativas a procedimentos de organização e gestão da Biblioteca, reflexão e avaliação dessas práticas com o apontar de boas práticas em cada um dos domínios. Verificação das aprendizagens - oral e escrita - e observação da execução de um trabalho.

Avaliação

* Participação / avaliação contínua 40% * Teste final + trabalhos 60%

Modelo

Inquérito de satisfação

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: http://www.rbe.mec.pt/np4/396 .html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027[Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe 21.27.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Prioridades 20/21 escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf

Formador

Nuno Miguel de Menezes Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 13:30 - 17:30 4:00 Presencial
2 24-10-2024 (Quinta-feira) 13:30 - 17:30 4:00 Presencial
3 25-10-2024 (Sexta-feira) 13:30 - 17:30 4:00 Online assíncrona
4 08-11-2024 (Sexta-feira) 13:30 - 17:30 4:00 Online assíncrona
5 12-11-2024 (Terça-feira) 12:30 - 17:30 5:00 Presencial
6 15-11-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Online síncrona
7 26-11-2024 (Terça-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Online síncrona
Início: 17-10-2024
Fim: 26-11-2024
Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1429/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Maria Lamas