Olhar e Sentir as nossas escolas – O Papel do Assistente Operacional turma OSNE_PAO
Apresentação
Em função do plano de atividades: Esta formação tem como objetivo principal ser um momento de reflexão, partilha, implementação e consolidação de ferramentas motivacionais que poderão e deverão ser aplicadas ao longo do ano letivo de forma a garantir o bem-estar socio emocional individual e, consequentemente, promover um clima escolar positivo pautado por relações pessoais e interpessoais saudáveis e respeito pelo outro. A intenção é iniciar o ano letivo com alegria, determinação e foco no bem-estar pessoal e respetiva comunidade escolar na certeza que se irá traduzirá, posteriormente, em ganhos muito significativos para as nossas escolas nomeadamente ao nível da promoção do bem-estar e sucesso escolar de todos os nossos alunos e respetiva comunidade educativa." Em função dos destinatários: O Assistente Operacional é um elemento que deverá “contribuir para a plena formação, realização, bem-estar e segurança das crianças e alunos; (…) cooperar com os restantes intervenientes no processo educativo na deteção de situações que exijam correção ou intervenção urgente, (…) o que lhes confere responsabilidades para a garantia do bem-estar físico e psíquico dos alunos da escola onde exercem funções.” Esta formação pretende reconhecer e valorizar o trabalho e papel desempenhado pelos assistentes de ação educativa em prol dos alunos e de toda a comunidade educativa. Em função do plano de atividades: Esta formação tem como objetivo principal ser um momento de reflexão, partilha, implementação e consolidação de ferramentas motivacionais que poderão e deverão ser aplicadas ao longo do ano letivo de forma a garantir o bem-estar socio emocional individual e, consequentemente, promover um clima escolar positivo pautado por relações pessoais e interpessoais saudáveis e respeito pelo outro. A intenção é iniciar o ano letivo com alegria, determinação e foco no bem-estar pessoal e respetiva comunidade escolar na certeza que se irá traduzirá, posteriormente, em ganhos muito significativos para as nossas escolas nomeadamente ao nível da promoção do bem-estar e sucesso escolar de todos os nossos alunos e respetiva comunidade educativa." Em função dos destinatários: O Assistente Operacional é um elemento que deverá “contribuir para a plena formação, realização, bem-estar e segurança das crianças e alunos; (…) cooperar com os restantes intervenientes no processo educativo na deteção de situações que exijam correção ou intervenção urgente, (…) o que lhes confere responsabilidades para a garantia do bem-estar físico e psíquico dos alunos da escola onde exercem funções.” Esta formação pretende reconhecer e valorizar o trabalho e papel desempenhado pelos assistentes de ação educativa em prol dos alunos e de toda a comunidade educativa.
Destinatários
Assistentes Operacionais, Encarregado Operacional
Objetivos
Sensibilizar os Assistentes Operacionais para o diálogo e comunicação Fornecer técnicas de prevenção e gestão de conflitos Reconhecer a importância das relações interpessoais e de cooperação Incentivar à prática e implementação de estratégias motivacionais
Conteúdos
Uma palavra motivacional Comunicação e diálogo Mediação e Gestão de Conflitos A importância de criar laços - Cooperação e Relações Interpessoais
Avaliação
Quantitativa: 100% Ponderação participação
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação
Bibliografia
Dweck, C. (2021). Mindset - A atitude mental para o sucesso. Editora Vogais Fachada, Maria Odete (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Edições Sílabo Rosenberg, Marshall (2024). Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos. Editora Alma dos Livros
Anexo(s)
Formador
Patrícia Isabel Marques Rebeca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |