Para além da caneta vermelha - avaliar para melhorar na aula de língua estrangeira turma CAN-01
Apresentação
A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que assume a afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens como um dos seus princípios orientadores, veio transformar a Avaliação numa dos temas mais ubíquos nos debates atuais nas escolas. Consequentemente, e atendendo a que: - A avaliação pedagógica assume, na escola atual, uma centralidade inegável, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, nomeadamente como promotora do sucesso escolar; - O domínio das línguas materna e estrangeira se constitui indispensável para uma comunicação perspícua no mundo hodierno; - As Aprendizagens Essenciais das Línguas Estrangeiras devem ser perspetivadas em conformidade com o QECRL, que, sofreu, em 2020, alterações; Considerou-se pertinente desenvolver uma oficina de formação que contribua para que os/as professores/as de língua estrangeira consolidem a mudança de modo contextualizado, aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das e para as aprendizagens, designadamente, através de desenvolvimento de recursos pedagógicos e didáticos a aplicar nos seus contextos educativos.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, designadamente da avaliação pedagógica, congruentes com as orientações constantes nos documentos legais e com o QECRL; - Analisar os mecanismos de avaliação das competências comunicativas utilizados pelos participantes; - Analisar critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECRL, tentando identificar processos de recolha de informação adequados às competências em apreço; - Desenvolver processos de recolha de informação das competências comunicativas de acordo com o QECRL; - Promover a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem-avaliação; - Fomentar a partilha de atividades e estratégias, estimulando, dessarte, hábitos de reflexão conjunta, tendentes a enriquecer as práticas pedagógicas individuais.
Conteúdos
1. Apresentação, informações e enquadramento teórico 3 horas 2. Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica 3 horas 3. Familiarização com os descritores das competências e subcompetências do QECRL. Análise de critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR 3 horas 4. Avaliação e feedback de qualidade: diferentes tipos de avaliação nas LE; avaliação formativa; feedback 3 horas 5. Avaliação para as aprendizagens e Avaliação das Aprendizagens: atividades/tarefas 3 horas 6. Avaliação enquanto aprendizagem: o uso de rubricas 3 horas 7. Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos realizados e dos instrumentos desenvolvidos no âmbito da oficina - 7 horas.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos n.ºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos/as formandos/as incidirá sobre: 1. A participação e o trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; 2. A componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos trabalhos e instrumentos produzidos; 3. A apresentação dos trabalhos.
Bibliografia
Brookhart, Susan M. Classroom Assessment Essentials. ASCD, Alexandria.2024Cooper, Damian e Jeff Catania. Rebooting Assessment: A Practical Guide for Balancing Conversations, Performances, and Products (How to Establish Performance-Based, Balanced Assessment in the Classroom). Solution Tree Press, Bloomington, 2022.Greenstein, Laura M. Assessing 21st Century Skills: A Guide to Evaluating Mastery and Authentic Learning. Corwin, Thousand Oaks, 2012.Guskey, Thomas R. e Susan M. Brookhart (eds). What We Know About Grading: What Works, What Doesn't, and What's Next. ASCD, Alexandria, 2019.Szczepanski, Amy. I Let Students Choose Their Grading Criteria, and Heres How It Went. www.edutopia.org/article/letting-students-choose-their-grading-criteria. Acedido em 28/02/2024
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |