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Iniciação à comunicação em Inglês- curso prático turma INI_ING-01

Apresentação

Numa tendência generalizada, o número de imigrantes residentes em Portugal tem vindo a aumentar consecutivamente nos últimos anos. Em 2020 verificou-se novamente um acréscimo da população estrangeira residente, com um aumento superior a 12% face a 2019, registando assim um valor total de 662.095 cidadãos estrangeiros titulares de autorização de residência (Eurocid). Para muitos desses migrantes a língua utilizada para comunicação imediata é o Inglês. Os níveis de fluência variam, mas asseguram também um primeiro contacto. O Inglês liga as pessoas numa comunidade global em evidente crescimento e expansão. Constata-se que muito do pessoal docente, até por pertencer a uma geração em que a LE I era predominantemente o Francês, necessita de melhorar as suas competências linguísticas, de um ponto de vista essencialmente funcional e comunicativo. Embora se espere que a comunidade migrante aprenda e utilize a língua do país de acolhimento, há que satisfazer as suas necessidades comunicativas imediatas e os professores são os seus principais interlocutores e orientadores numa nova realidade, social e educativa, ajudando-os a lidar com situações da vida quotidiana. Numa perspectiva de inclusão e interculturalidade, temos a responsabilidade de suportar esse, que é o nosso crescimento, com a garantia de apoio às comunidades locais, às minorias e aos mais desfavorecidos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

No final da oficina de formação pretende-se que os formandos sejam capazes de: terem desenvolvido competências em inglês correspondentes ao nível A1, sendo capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. (i) Conseguir comunicar de modo simples, entendendo falantes de inglês se falarem lenta e distintamente. Pretende-se também (ii) promover a compreensão e a tolerância recíprocas e o respeito pela identidade e diversidade cultural através de uma comunicação internacional mais eficaz; (iii) responder às necessidades de uma Europa multilingue e multicultural, desenvolvendo de forma considerável a capacidade dos cidadãos comunicarem entre si, para lá de fronteiras linguísticas e culturais, o que exige um esforço bem alicerçado ao longo da vida, que deve ser encorajado, visto numa base mais organizada e financiado em todos os níveis de ensino pelas autoridades competentes; (iv) evitar os perigos que possam resultar da marginalização daqueles que não possuam as capacidades necessárias para comunicarem numa Europa interactiva. (QECR)

Conteúdos

Os conteúdos da ação encontram-se definidos em três eixos, que se devem intercruzar: 1. temas/tópicos; 2. tarefas pedagógicas comunicativas; 3. grau de complexidade para “false beginners” e “true beginners”. 1. Dentro dos vários domínios podemos distinguir temas, tópicos que constituem o centro do discurso, da conversa, da reflexão ou da composição, como centros de atenção de determinados atos comunicativos. As categorias temáticas podem ser classificadas de modos diferentes. Uma classificação importante em temas, subtemas e “noções específicas” é a que é apresentada no capítulo 7 do Threshold Level 1990: 01. identificação e caracterização pessoal 02. casa, lar, ambiente 03. vida quotidiana 04. tempo livre e diversões 05. viagens 06. relações com os outros 07. saúde e cuidados pessoais 08. educação 09. compras 10. comida e bebida 11. serviços 12. lugares 13. língua 14. meteorologia 15. … 2. As tarefas pedagógicas comunicativas (ao contrário dos exercícios que dão destaque especificamente à prática descontextualizada de formas) pretendem envolver ativamente os aprendentes numa comunicação real, são relevantes (aqui e agora no contexto formal de aprendizagem), são exigentes mas realizáveis (com manipulação da tarefa, quando necessário) e apresentam resultados identificáveis (e possivelmente outros, menos evidentes no imediato). As tarefas deste tipo podem envolver tarefas (intermediárias) ‘metacognitivas’, ou seja, a comunicação sobre a implementação da tarefa e a língua usada para a realizar. Incluem-se aqui as contribuições do aprendente para a seleção, a gestão e a avaliação da tarefa, sendo que, no contexto de aprendizagem de uma língua, podem tornar-se parte integrante das tarefas em si. As tarefas da sala de aula quer sejam ‘autênticas’, quer essencialmente ‘pedagógicas’, são comunicativas, na medida em que exigem dos aprendentes que compreendam, negoceiem e exprimam sentido, de modo a atingir um objetivo comunicativo. 3. Promover o uso de frases simples e curtas para falar de assuntos do quotidiano pessoal e profissional, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos formandos, assumindo que teremos presentes nos grupos “true beginners” e “false beginners”. Durante o desenvolvimento destes três eixos (i) facilitam-se aos formandos conhecimentos básicos de inglês, de forma a desenvolver e aprofundar as competências em Língua Inglesa nas áreas de reading, listening, speaking e writing em contexto funcional; (ii) desenvolve-se a compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana; (iii) simula-se a participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, ainda sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos; (iv) promove-se o uso de frases simples e curtas para falar de assuntos do quotidiano pessoal e profissional, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos formandos.

Metodologias

Com forte ênfase na oralidade, recorrendo sempre que possível a matérias diversificadas e o mais contextualizadas com o mundo real, promover-se-á a produção de diálogos com enfoque em vários contextos. Pontua-se este trabalho também por momentos de clarificação/explicitação de conceitos sintáticos e gramaticais, sistematizando e consolidando conteúdos trabalhados durante cada sessão.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa, sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro conjugado com os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração uma lógica formativa e de acompanhamento. O Curso de Formação tem a seguinte ponderação, nos dois critérios de avaliação adotados: 80% - Participação/Trabalho presencial; 20% - Relatório de reflexão crítica

Bibliografia

https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugalhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf

Formador

Judite Maria Bessa Valverde

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 20-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 27-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 03-04-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 10-04-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
7 08-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 15-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 29-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 30-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 06-03-2025
Fim: 05-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126442/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Torres Novas

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