Mansão Civitas: Educação para a Cidadania e Democracia Participativa turma ACD13_24
Apresentação
A ACD “Mansão Civitas: Educação para a Cidadania e Democracia Participativa” promove práticas pedagógicas inovadoras e transversais que capacitam professores para implementar estratégias de ensino que estimulam a cidadania ativa e a democracia participativa entre os alunos. Estas competências são essenciais para formar jovens críticos, criativos e capazes de colaborar na resolução de problemas locais e globais, alinhando-se com os objetivos curriculares e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver competências nos professores para implementar o programa Mansão Civitas em sala de aula, utilizando metodologias participativas e ferramentas lúdico-pedagógicas. Fortalecer o papel do professor enquanto facilitador de aprendizagens significativas e orientadas para o desenvolvimento local e social. Compreender os princípios da cidadania ativa e da democracia participativa. Explorar e dominar o jogo digital Mansão Civitas e os seus materiais pedagógicos. Integrar as atividades nas metas curriculares e nos Domínios de Autonomia Curricular. Facilitar a capacidade de planear e dinamizar sessões que estimulem o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. Monitorizar e avaliar o impacto das atividades nos alunos durante e após o programa.
Conteúdos
1. Introdução ao Programa e ao Papel do Professor: • Estrutura e objetivos do programa Mansão Civitas. • Papel do professor como facilitador das atividades, promovendo a autonomia e o trabalho colaborativo entre alunos. 3. Metodologias Ativas e Gamificação: • Estratégias para integrar o jogo digital e as atividades analógicas do Caderno de Desafios no ensino diário. • Práticas para utilizar a gamificação como motivação para a aprendizagem. 4. Processos Democráticos em Sala de Aula: • Planeamento e utilização do Jogo "Mansão Civitas" em sala de aula (Role Play) • Organização e facilitação de assembleias escolares como prática de deliberação e debate. 5. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação: • Como trabalhar os ODS nas várias disciplinas e atividades escolares: • Exemplo: Alinhamento das ações propostas pelos alunos com os ODS durante assembleias e debates. 6. Gestão de Dinâmicas de Grupo e Envolvimento dos Alunos: • Técnicas para promover a participação ativa e o pensamento crítico. • Estratégias para integrar alunos de diferentes perfis em atividades de grupo. 7. Monitorização e Avaliação: • Ferramentas e práticas para avaliar o impacto das atividades no desenvolvimento de competências dos alunos. • Discussão de exemplos práticos para adaptar as dinâmicas aos contextos escolares.
Formador
Maria Francisca de Melo Rato Margalho Baptista
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Online síncrona |