Desenvolver o Pensamento Computacional com Python nas STEM turma PYTH-01
Apresentação
Considerando que quer o pensamento computacional, quer a capacidade de resolver problemas, integram as competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória plasmadas no PASEO e nas Aprendizagens Essenciais de Matemática e das disciplinas de Ciências Experimentais e Tecnológicas, torna-se premente formar docentes destas áreas disciplinares na linguagem de programação Python. Pretende-se, assim, não só explorar e aplicar o pensamento computacional no processo de ensino no âmbito das AE das disciplinas supramencionadas, mas também estimular a criatividade dos formandos no desenvolvimento de projetos STEM.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 500, 510, 520, 540, 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 500, 510, 520, 540, 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 500, 510, 520, 540, 550.
Objetivos
1. Fomentar a compreensão e aplicação dos princípios do pensamento computacional; 2. Promover a compreensão e aplicação dos fundamentos da linguagem de programação Python; 3. Elaborar programas elementares em Python; 4. Explorar como a programação em Python pode ser útil nas Ciências Experimentais e na Matemática; 5. Preparar os participantes para integrar a programação em Python nas suas práticas de ensino; 6. Reconhecer a utilidade prática da utilização do Python em diversos problemas da sociedade, que envolvem as Ciências Experimentais e a Matemática, potenciando ainda mais o desenvolvimento de projetos interdisciplinares consubstanciados no digital.
Conteúdos
1. Introdução ao Pensamento Computacional (2h) Definição e importância do pensamento computacional; Elementos do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos; Exemplos de aplicação do pensamento computacional em problemas do dia a dia; 2. Fundamentos de Algoritmos e Fluxogramas (4h) Conceitos básicos de algoritmos e a sua importância na resolução de problemas; Introdução aos fluxogramas como ferramenta para representar algoritmos; Símbolos e convenções utilizados em fluxogramas; Exemplos práticos de criação de fluxogramas para problemas simples; 3. Exercícios práticos de criação de fluxogramas orientados para a Matemática e para as Ciências Experimentais (3h) 4. Introdução à Linguagem Python (6h) Breve introdução à história e importância da linguagem Python; Configuração do ambiente de desenvolvimento Python; Sintaxe básica: variáveis, tipos de dados, operadores, variáveis e listas; Estruturas de controle (if, for, while); Funções em Python (módulo Math); Exercícios práticos para aplicar os conceitos aprendidos. 5. Aplicações em Matemática e em Ciências Experimentais com Python (5h) Manipulação de dados numéricos em Python utilizando a biblioteca NumPy; Resolução de problemas matemáticos simples utilizando Python; Visualização de dados através da biblioteca Matplotlib; Aplicações de Python em ciências: análise de dados, simulações, etc.; 6. Exemplos práticos e projetos relacionados à Matemática e Ciências Experimentais (4h) Desenvolvimento de pequenos projetos aplicados à Matemática e Ciências Experimentais.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Trabalho final (60%)
Bibliografia
Costa, Ernesto. Programação em Python (2.ª Ed. Atualizada): FCA, 2024Nagar, Sandeep. Introduction to Python for Engineers and Scientists: Apress, 2017Portela, Filipe, Pereira, Tiago C. Introdução à Algoritmia e Programação com Python: FCA, 2023Schimiguel, Juliano. Pensamento Computacional: CIENCIA MODERNA, 2022
Formador
Carlos José Fazendas de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |