261

Educação Artística - uma abordagem curricular e transdisciplinar turma EDUART-01

Apresentação

Esta formação procura a valorização da cultura e das artes na escola, contextualizada na organização curricular da Educação Artística, em conformidade com os princípios inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e observando as linhas orientadoras do Plano Nacional das Artes. Pretende-se enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias criativas de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música. A sensibilidade estética e artística, interdependente e complementar a todas as outras áreas de competências, é reconhecida como legítima e fundamental no papel criativo e transversal que tem em todas as vertentes curriculares. Neste sentido, esta formação mobiliza conhecimentos e recursos educativos que exploram os processos de fruição, interpretação e experimentação com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas, facilitando a sua aplicação no desenvolvimento de projetos transdisciplinares que promovem a integração de saberes e a inclusão.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. 

Objetivos

Desenvolver princípios que estimulam quer a expressão e comunicação das crianças nas áreas de conteúdos das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, quer nos conteúdos curriculares referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela apropriação de didáticas das áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música; Consolidar e explorar pedagogias diversificadas para o ensino das artes e do património, articuladamente com outras áreas curriculares; Aprofundar conhecimentos emergentes e atuais da didática das artes para melhorar a qualidade das práticas, quer em contexto de sala de aula, quer em qualquer outro espaço da escola ou comunidade; Desencadear a produção e disseminação de atividades práticas para um currículo integrador; Desenvolver uma atitude critica e criativa, com diversidade no ensino promovendo a interdisciplinaridade de linguagens e conteúdos.

Conteúdos

ARTES VISUAIS 1. Linguagem visual enquanto comunicação: domínios das Artes Visuais e suas interações; manifestações artísticas e culturais. 2. Gramática visual na composição: elementos estruturais da linguagem visual; gramática da forma visual. 3. Narrativas visuais: linguagem das artes visuais e sua expressão na construção de sentidos. DANÇA 1. Corpo: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica. 2. Espaço: corpo e espaço; corpo e relações. 3. Estruturas rítmicas: corpo, tempo e dinâmica; fatores energéticos do movimento. EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO 1. Expressão dramática: jogo dramático, improvisação e representação. 2. Corpo como meio de expressão e corpo no espaço: movimento, gesto, voz, espaço, objetos. 3. Voz: altura, ritmo, intensidade. MÚSICA 1. Materiais sonoros e musicais. Fruição, contextos culturais, estilos, géneros, formas e tecnologias: criação e improvisação. 2. Códigos e formas diferenciadas de representação gráfica dos sons. 3. Técnicas de interpretação e de prática musical de conjunto: vocal, corporal e instrumental.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/contribuição - 40%; Trabalho de aplicação de conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 60%.

Bibliografia

Arnheim, R. (1997). Arte & percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.Batalha, A. P. (2004). Metodologia do Ensino da Dança. Cruz - Quebrada, Edições FMH.Cañas, J. (1992). Didática de la Expresión Dramátic. Una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro.Gordon, E. (2000). Teoria da Aprendizagem Musical: Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.

Início: 10-03-2025
Fim: 15-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132770/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Torres Novas

INSCREVER-ME