Andar para Trás turma ACD14_24

Apresentação

Esta formação surge no contexto de desenvolvimento de um projeto de criação artística para a infância, o espetáculo de dança Andar para Trás, da autoria da formadora. Dará aos profissionais de educação que nela participem a oportunidade de contactar com o processo de criação artística deste projeto em particular e, além desta experiência, com um conjunto alargado de exercícios práticos nas áreas artísticas envolvidas. O trabalho de criação artística para a infância obedece aos mesmos princípios do trabalho de criação em geral: um processo de questionamento sobre o mundo que se traduz, neste caso, num objeto artístico. Estabelecendo paralelos entre diferentes processos criativos, estimulam-se as pessoas participantes a desenvolverem a sua própria criatividade e, enquanto profissionais da educação, a fomentar a criatividade das crianças ou jovens com quem trabalham.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Familiarizar as pessoas participantes com as especificidades dos processos de criação artística, nomeadamente com práticas nas áreas da dança e do movimento; Identificar e valorizar os processos de criação artística como processos de questionamento e de produção de conhecimento; Enriquecer as práticas pedagógicas das pessoas participantes através da experimentação de novas estratégias; Promover a consciência do corpo, o bem-estar e o autocuidado.

Conteúdos

Nesta formação, será desenvolvida uma coleção de exercícios associados à dança e ao movimento, organizados segundo uma possível ordem num processo de criação artística, nomeadamente: aquecimento do corpo e da voz através de um trabalho somático, exercícios de caminhada enquanto prática artística experimental, escrita de partituras ligadas à notação de movimento, improvisação e experimentação das partituras criadas. A formação configura assim um espaço laboratorial onde se ativam diferentes práticas como forma de criação de um objeto artístico. As práticas de movimento exploradas ao longo da formação promovem a consciência do corpo, o bem-estar e o autocuidado, fazendo com que a criação artística possa também ser um processo de nutrição pessoal e coletivo.

Metodologias

A estrutura e metodologia da oficina terá por base os seguintes tópicos: 1. Apresentações. 2. Aquecimento do corpo e da voz. 3. Exercício de improvisação através da caminhada enquanto prática artística experimental. 4. Exercício de escrita autobiográfica. 5. Transformação de memórias numa partitura (exercício, ação ou instrução) que possa ser partilhada com outras pessoas, nomeadamente em contexto de sala de aula. 6. Experimentação e improvisação sobre de uma ação performativa a partir das partituras criadas. 7. Apresentação do trabalho de partituras e publicações associado ao projeto artístico “Andar para Trás”.

Modelo

No final da oficina, será feita uma reflexão individual sobre como aplicar as experiências desenvolvidas no âmbito das práticas pedagógicas.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2025 (Sábado) 19:01 - 20:01 1:00 Presencial
Início: 25-01-2025
Fim: 25-01-2025
Acreditação: ACD14_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Cineteatro São Pedro - Alcanena

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