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A Orientação como matéria curricular da Educação Física. Exercícios e atividades para o ensino dos Níveis Introdução e Elementar turma ORI_EF

Apresentação

A orientação é uma disciplina presente no currículo da Educação Física que se inicia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente na subárea de percursos da natureza, e continua a ser abordada nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário, integrando-se nas atividades de exploração da natureza. Com esta formação, busca-se capacitar os formandos com conhecimentos técnicos e pedagógicos, além de habilidades práticas que lhes possibilitem implementar atividades de orientação em suas práticas letivas, contribuindo assim para o desenvolvimento integral de seus alunos. A relevância desta ação se acentua ao constatarmos que a matéria não é amplamente abordada na formação inicial de professores, com algumas instituições de ensino superior negligenciando completamente o tema. Ademais, a formação contínua nessa área é crucial para que os docentes dominem os conteúdos e consigam aplicá-los em sala de aula, superando dificuldades nas metodologias adotadas. Por fim, o conteúdo de Orientação ultrapassa os limites da Educação Física, caracterizando-se como uma disciplina verdadeiramente interdisciplinar. Essa característica nos permite desenvolver o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, especialmente nas áreas de Competências como Consciência e Domínio do Corpo, Sensibilidade Estética e Artística, Relacionamento Interpessoal e Bem-Estar, Saúde e Ambiente.

Destinatários

Professores dos Grupos Disciplinares 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos Disciplinares 260 e 620. 

Objetivos

Capacitar os formandos para: o ensinar a origem e a história da orientação; o desenvolver estratégias e criar materiais didáticos adaptados aos seus alunos; o promover a interdisciplinaridade através da integração de diferentes saberes e competências; o estimular o gosto pela natureza e por atividades físicas e desportivas em meio natural; o integrar atividades de orientação no plano curricular anual dos formandos; o utilizar a matéria de Orientação para o desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas previstas no currículo da Educação Física. o enquadrar a Orientação no contexto do Currículo da Educação Física, identificando sua contribuição para as Aprendizagens Essenciais e para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade.

Conteúdos

1. Enquadramento da Matéria - Orientação (Sessão Teórica) 1.1 Caracterização da matéria 1.2 História da Orientação 1.3 Disciplinas da Orientação abrangidas pela Federação Internacional de Orientação (IOF) 1.4 Competições e Regulamentos 2. Níveis de Aprendizagem da Matéria - Orientação (Sessão Teórica-Prática) 2.1 Ligação com os Programas Nacionais de Educação Física 2.2 Didática de introdução da matéria 3. Tipos de Percursos e situações de ensino da matéria (Sessão Prática) 3.1 Jogos didáticos 3.2 Percursos em ambiente escolar 3.3 Percursos na natureza 4. Desenvolvimento de materiais didáticos para a abordagem da disciplina de Orientação (Teórico-Prática) 4.1 Tipos de percursos de Orientação 4.2 Como criar percursos usando o software Purple Pen 4.3 Utilização de aplicações para o controlo das atividades - iOrienteering e GPS Orienteering

Metodologias

A ação decorrerá em formato B-Learning, dividida em três partes: - (a) conhecer a modalidade, onde os formandos terão conhecimentos expositivos de introdução e enquadramento da modalidade - 4 horas; - (b) praticar a modalidade, onde os formandos irão praticar exercícios de introdução à modalidade, passando pelas várias fases de introdução dos skills técnicos - 10horas; e, - (c) ensinar a modalidade, onde os formandos aprenderão a preparar o seu próprio material para o ensino da Orientação - 11 horas. Os formandos deverão executar uma tarefa individual, cujo objetivo será preparar material didático para o ensino da modalidade de Orientação, devidamente enquadrado no espelhado nos Currículos da Educação Física (EF), criando percursos de Orientação adaptados aos seus níveis de ensino/nível de desenvolvimento dos seus alunos. Neste último tópico, os formandos terão uma sessão assíncrona onde irão aceder aos trabalhos realizados pelos outros grupos no sentido de promover uma discussão que permita melhorar as soluções didáticas apresentadas.

Avaliação

De acordo com o artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015 do SEEAE, nos termos dos seus números 5 e 6, a avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: Excelente -- de 9 a 10 valores; Muito Bom -- de 8 a 8,9 valores; Bom -- de 6,5 a 7,9 valores; Regular -- de 5 a 6,4 valores; Insuficiente -- de 1 a 4,9 valores. A avaliação traduz-se numa classificação individual, segundo os seguintes itens: ITEM UM - DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS - Demonstra os conhecimentos adquiridos, através da realização individual de uma prova ou elaboração, individual ou em grupo, de um trabalho escrito. ITEM DOIS - TRANSFERE OS SABERES ADQUIRIDOS A NOVAS SITUAÇÕES - Realização de situação de aplicação prática, individual ou em grupo, de conhecimentos. ITEM TRÊS - PARTICIPAÇÃO - Interesse e empenho. PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO FINAL DO FORMADOR (Item 1+ Item 2+ Item 3) / 3

Bibliografia

o Manual do Traçador de Percursos, FPOo Despacho. n.º 6944-A/2018, de 19 de julho, Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico. Educação Física e Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto, Aprendizagens Essenciais no Ensino Secundário - Educação Física.o Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.o Orientação: Desporto com Pés e Cabeça. Federação Portuguesa de Orientação.Cool, Awesome and Educational, Ages 6-12.

Formador

Bruno José Moita Calafate Nazário

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-03-2025 (Quarta-feira) 21:30 - 23:00 1:30 Online síncrona
2 20-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
3 05-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 05-04-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 29-04-2025 (Terça-feira) 21:30 - 23:00 1:30 Online síncrona
6 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
7 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
9 27-05-2025 (Terça-feira) 21:30 - 22:30 1:00 Online síncrona
Início: 19-03-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133766/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária do Entroncamento