Inovação e Gestão Curricular com Recursos Digitais - Cenários de Aprendizagem Colaborativa entre Escolas turma INOV_GC

Apresentação

Nos últimos anos, a colaboração entre docentes e entre escolas tem-se afirmado como uma prática essencial para a inovação educativa e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Projetos europeus como o MenSI (Mentoring for School Improvement) FCL (Future Classroom Lab) e o Novigado, destacam a importância destas redes de colaboração para enriquecer o currículo e promover uma abordagem mais contextualizada e significativa da aprendizagem. A recente instalação de LED (Laboratórios de Educação Digital) vem reforçar a necessidade de inovação na prática pedagógica e na criação de espaços de suporte à aprendizagem, que se quer mais ativa. Estas práticas permitem que os docentes partilhem e reflitam sobre metodologias, adaptem o currículo às especificidades locais e explorem novos formatos de aprendizagem que respondam às necessidades dos alunos. A transformação dos espaços de aprendizagem em ambientes flexíveis e centrados no aluno tem-se mostrado especialmente eficaz para estimular o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico e a autonomia, reforçando a importância de uma abordagem pedagógica inovadora e intencional.

Destinatários

Educadores, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Desenvolver estratégias de colaboração na gestão escolar que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. 2. Promover a criação e aplicação de cenários de aprendizagem colaborativa entre escolas, adaptados aos contextos específicos dos alunos e alinhados com os objetivos do currículo. 3. Capacitar os professores para utilizarem espaços de aprendizagem flexíveis e metodologias ativas, com recurso a ferramentas digitais e práticas pedagógicas inovadoras.

Conteúdos

Módulo 1: Fundamentos da Gestão Curricular e do Espaço de Aprendizagem • Carga Horária: 3 horas (presencial e online síncrona) • Conteúdos: • Introdução à gestão curricular contextualizada e à intencionalidade pedagógica • O papel do espaço de aprendizagem e sua influência no envolvimento dos alunos, • Colaboração inter escolas como estratégia para o desenvolvimento profissional e a criação de uma comunidade de prática Módulo 2: Desenho de Cenários de Aprendizagem Colaborativa e Contextualizada • Carga Horária: 6 horas (presencial e online síncrona) • Conteúdos: • Cenários de aprendizagem interdisciplinares que promovam a articulação e integração curricular e a inovação pedagógica. • Atividades que respondam ao contexto local e ao perfil dos alunos, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais. • Ferramenta Online Scenario Tool do projeto Novigado para criar cenários de aprendizagem ativa Módulo 3: Implementação e Adaptação dos Cenários em Espaços Flexíveis de Aprendizagem • Carga Horária: 6 horas (online síncrona) + trabalho autónomo • Conteúdos: • Cenários em diferentes escolas, com adaptações aos contextos específicos dos alunos. • “Learning Zones” dos espaços FCL e os LED para criar ambientes que suportem diversas atividades, como investigação, colaboração e reflexão pessoal. • A eficácia dos cenários implementados e ajustes para uma maior adequação ao contexto. Módulo 4: Sessões de Partilha e Reflexão Inter escolas • Carga Horária: 6 horas (presenciais e online síncronas) • Conteúdos: • Partilha entre escolas sobre a implementação dos cenários de aprendizagem, focando as adaptações realizadas e os resultados obtidos. • Os desafios e sucessos na aplicação das práticas e na gestão curricular, com enfoque na criação de uma rede colaborativa. • Modelo STEPS (“mostrar, demonstrar, validar”) para análise crítica e colaborativa das práticas implementadas. Módulo 5: Reflexão Final e Avaliação do Processo • Carga Horária: 4 horas (presencial) • Conteúdos: • Autoavaliação e reflexão sobre as aprendizagens e práticas desenvolvidas ao longo da oficina. • Apresentação de resultados individuais e coletivos, com análise crítica sobre a eficácia dos cenários implementados e possíveis melhorias. • Reflexão final sobre a importância da colaboração inter escolas e a criação de espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: 1. Participação ativa nas sessões e nas discussões em grupo.(20%) 2. Qualidade dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e aplicados.(40%) 3. Reflexão crítica sobre o processo de gestão curricular e a adaptação ao contexto dos alunos. (40%)

Bibliografia

Coldwell, J., Craig, A. & Goold, A. (2011) Using eTechnologies for Active Learning. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 6, 95-106. Retirado de http://bit.ly/2jbIj33Felder, R. M. & Brent, R. (2009) Active Learning: An Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2(4). Retirado de http://bit.ly/2jbFA9TGauci, S. A., Dantas, A. M., Williams, D. A. & Kemm, R. E. (2009). Promoting student-centered active learning in lectures with a personal response system. Advances Physiology Education, 33(1), 60-71. Retirado de http://bit.ly/2jwMODJMenSi (2021) D2.1 School-to-school mentoring in Europe: Models of whole-school peer networking. Results - MenSi (eun.org)MenSi (2022) D5.1 Final report: Documentation and analysis of mentoring practice (Parts A & B) Results - MenSi (eun.org)

Formador

Cidália Maria da Silva Arsénio Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-01-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 19-02-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 26-03-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 30-04-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
5 22-05-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 15-01-2025
Fim: 22-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133344/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamentos de Escolas