
Inovação e Gestão Curricular com Recursos Digitais - Cenários de Aprendizagem Colaborativa entre Escolas turma INOV_GC
Apresentação
Nos últimos anos, a colaboração entre docentes e entre escolas tem-se afirmado como uma prática essencial para a inovação educativa e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Projetos europeus como o MenSI (Mentoring for School Improvement) FCL (Future Classroom Lab) e o Novigado, destacam a importância destas redes de colaboração para enriquecer o currículo e promover uma abordagem mais contextualizada e significativa da aprendizagem. A recente instalação de LED (Laboratórios de Educação Digital) vem reforçar a necessidade de inovação na prática pedagógica e na criação de espaços de suporte à aprendizagem, que se quer mais ativa. Estas práticas permitem que os docentes partilhem e reflitam sobre metodologias, adaptem o currículo às especificidades locais e explorem novos formatos de aprendizagem que respondam às necessidades dos alunos. A transformação dos espaços de aprendizagem em ambientes flexíveis e centrados no aluno tem-se mostrado especialmente eficaz para estimular o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico e a autonomia, reforçando a importância de uma abordagem pedagógica inovadora e intencional.
Destinatários
Educadores, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Desenvolver estratégias de colaboração na gestão escolar que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. 2. Promover a criação e aplicação de cenários de aprendizagem colaborativa entre escolas, adaptados aos contextos específicos dos alunos e alinhados com os objetivos do currículo. 3. Capacitar os professores para utilizarem espaços de aprendizagem flexíveis e metodologias ativas, com recurso a ferramentas digitais e práticas pedagógicas inovadoras.
Conteúdos
Módulo 1: Fundamentos da Gestão Curricular e do Espaço de Aprendizagem Carga Horária: 3 horas (presencial e online síncrona) Conteúdos: Introdução à gestão curricular contextualizada e à intencionalidade pedagógica O papel do espaço de aprendizagem e sua influência no envolvimento dos alunos, Colaboração inter escolas como estratégia para o desenvolvimento profissional e a criação de uma comunidade de prática Módulo 2: Desenho de Cenários de Aprendizagem Colaborativa e Contextualizada Carga Horária: 6 horas (presencial e online síncrona) Conteúdos: Cenários de aprendizagem interdisciplinares que promovam a articulação e integração curricular e a inovação pedagógica. Atividades que respondam ao contexto local e ao perfil dos alunos, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais. Ferramenta Online Scenario Tool do projeto Novigado para criar cenários de aprendizagem ativa Módulo 3: Implementação e Adaptação dos Cenários em Espaços Flexíveis de Aprendizagem Carga Horária: 6 horas (online síncrona) + trabalho autónomo Conteúdos: Cenários em diferentes escolas, com adaptações aos contextos específicos dos alunos. Learning Zones dos espaços FCL e os LED para criar ambientes que suportem diversas atividades, como investigação, colaboração e reflexão pessoal. A eficácia dos cenários implementados e ajustes para uma maior adequação ao contexto. Módulo 4: Sessões de Partilha e Reflexão Inter escolas Carga Horária: 6 horas (presenciais e online síncronas) Conteúdos: Partilha entre escolas sobre a implementação dos cenários de aprendizagem, focando as adaptações realizadas e os resultados obtidos. Os desafios e sucessos na aplicação das práticas e na gestão curricular, com enfoque na criação de uma rede colaborativa. Modelo STEPS (mostrar, demonstrar, validar) para análise crítica e colaborativa das práticas implementadas. Módulo 5: Reflexão Final e Avaliação do Processo Carga Horária: 4 horas (presencial) Conteúdos: Autoavaliação e reflexão sobre as aprendizagens e práticas desenvolvidas ao longo da oficina. Apresentação de resultados individuais e coletivos, com análise crítica sobre a eficácia dos cenários implementados e possíveis melhorias. Reflexão final sobre a importância da colaboração inter escolas e a criação de espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: 1. Participação ativa nas sessões e nas discussões em grupo.(20%) 2. Qualidade dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e aplicados.(40%) 3. Reflexão crítica sobre o processo de gestão curricular e a adaptação ao contexto dos alunos. (40%)
Bibliografia
Coldwell, J., Craig, A. & Goold, A. (2011) Using eTechnologies for Active Learning. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 6, 95-106. Retirado de http://bit.ly/2jbIj33Felder, R. M. & Brent, R. (2009) Active Learning: An Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2(4). Retirado de http://bit.ly/2jbFA9TGauci, S. A., Dantas, A. M., Williams, D. A. & Kemm, R. E. (2009). Promoting student-centered active learning in lectures with a personal response system. Advances Physiology Education, 33(1), 60-71. Retirado de http://bit.ly/2jwMODJMenSi (2021) D2.1 School-to-school mentoring in Europe: Models of whole-school peer networking. Results - MenSi (eun.org)MenSi (2022) D5.1 Final report: Documentation and analysis of mentoring practice (Parts A & B) Results - MenSi (eun.org)
Formador
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |