
Noções e Ferramentas Essenciais para Implementação de Metodologia de Projeto na Prática Letiva turma IMP_METPRO
Apresentação
Considerando as necessidades atuais de capacitação da classe docente com competências que promovam a interdisciplinaridade e, simultaneamente, aprimorem, nos alunos, a capacidade que estes têm para resolver problemas de diversas naturezas, a gestão de projetos apresenta-se como uma das melhores soluções para atingir tais objetivos. Como nós, outros pensam da mesma forma. A comprová-lo estão as inúmeras tentativas que a tutela e outros agentes têm feito, de há umas décadas a esta parte, no sentido de promover práticas letivas baseadas na metodologia de projeto. Como é evidente, até hoje o resultado tem deixado muito a desejar, concorrendo, para isso, diversos fatores, dos quais se destaca a falta de formação dos professores nesta matéria. Pois bem, é essa lacuna que agora pretendemos colmatar. Por outro lado, esta ação de formação está alinhada com as metas e objetivos estratégicos da entidade proponente, pois que, com ela, visamos melhorar a qualidade do ensino através da implementação de práticas que promovam, em alunos e professores, o aprimoramento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes no contexto atual e futuro, conforme o desígnio do PASEO.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica, para efeitos de progressão na carreira docente de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
1-Compreender os fundamentos da gestão de projetos; 2-Desenvolver competências para a elaboração e implementação de projetos pedagógicos; 3-Aplicar ferramentas práticas de gestão de projetos no planeamento e execução de atividades educativas; 4-Contribuir para uma melhoria do Nível de Cultura Técnica, Científica e Tecnológica dos professores participantes da ação; 5-Trocar experiências pedagógicas; 6-Planificar atividades de sala de aula envolvendo novas práticas pedagógicas.
Conteúdos
1.ª Sessão: 3 horas Apresentação dos participantes na formação Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma) Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação Enquadramento da gestão de projetos na atividade docente Identificação de atividades docentes passíveis de serem desenvolvidas mediante gestão de projeto (trabalho e reflexão de grupo) 2.ª Sessão: 4 horas Fundamentos e conceitos estruturais da gestão de projetos Conceptualização de um projeto associado à atividade docente (trabalho e reflexão de grupo) 3.ª Sessão: 5 horas Ferramentas práticas para gestão de projetos O uso de ferramentas para gestão de projetos aplicadas à atividade docente (trabalho e reflexão de grupo) 4.ª Sessão: 4 horas A gestão de projetos na prática docente, a experiência do formador Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação 5.ª Sessão: 5 horas Desenvolvimento de materiais que constituam trabalho de avaliação. 6.ª Sessão: 4 horas Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão. Preenchimento de um questionário que se destina a avaliar a formação.
Metodologias
Da 1.ª à 4.ª sessão da ação, as sessões serão de índole eminentemente teórico/prático, iniciadas com uma breve exposição teórica relativa aos temas a tratar, seguida de atividades práticas de pesquisa e análise de documentação e ferramentas relevantes. Nas 5.ª e 6.ª sessões, o trabalho será predominantemente de carácter prático, consistindo na elaboração e apresentação de trabalho passível de ser utilizado na prática pedagógica diária. Em todas as sessões será privilegiado o trabalho em grupo.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação 25% Integração no grupo 5% Participação nas sessões 10% Realização das tarefas propostas 5% Iniciativa/autonomia 5% Conhecimento 75% Qualidade e adequação dos trabalhos 45% Nível de intervenção pedagógica 15% Reflexão crítica 15%
Bibliografia
Ministério do Educação de Portugal (2017); Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade ObrigatóriaCosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto EditoraRoldão, V. S. (2007). Gestão de Projectos. Lisboa: MonitorSCRUMstudy. (2017). A Guide to the SCRUM BODY OF KNOWLEDGE. Washington, EUASCRUMstudy. Obtido de https://www.scrumstudy.com/portuguese/download-free-buy-sbok#new-sbok-download
Formador
Victor Madeira de Matos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
9 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |