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Noções e Ferramentas Essenciais para Implementação de Metodologia de Projeto na Prática Letiva turma IMP_METPRO

Apresentação

Considerando as necessidades atuais de capacitação da classe docente com competências que promovam a interdisciplinaridade e, simultaneamente, aprimorem, nos alunos, a capacidade que estes têm para resolver problemas de diversas naturezas, a gestão de projetos apresenta-se como uma das melhores soluções para atingir tais objetivos. Como nós, outros pensam da mesma forma. A comprová-lo estão as inúmeras tentativas que a tutela e outros agentes têm feito, de há umas décadas a esta parte, no sentido de promover práticas letivas baseadas na metodologia de projeto. Como é evidente, até hoje o resultado tem deixado muito a desejar, concorrendo, para isso, diversos fatores, dos quais se destaca a falta de formação dos professores nesta matéria. Pois bem, é essa lacuna que agora pretendemos colmatar. Por outro lado, esta ação de formação está alinhada com as metas e objetivos estratégicos da entidade proponente, pois que, com ela, visamos melhorar a qualidade do ensino através da implementação de práticas que promovam, em alunos e professores, o aprimoramento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes no contexto atual e futuro, conforme o desígnio do PASEO.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica, para efeitos de progressão na carreira docente de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

1-Compreender os fundamentos da gestão de projetos; 2-Desenvolver competências para a elaboração e implementação de projetos pedagógicos; 3-Aplicar ferramentas práticas de gestão de projetos no planeamento e execução de atividades educativas; 4-Contribuir para uma melhoria do Nível de Cultura Técnica, Científica e Tecnológica dos professores participantes da ação; 5-Trocar experiências pedagógicas; 6-Planificar atividades de sala de aula envolvendo novas práticas pedagógicas.

Conteúdos

1.ª Sessão: 3 horas  Apresentação dos participantes na formação  Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma)  Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação  Enquadramento da gestão de projetos na atividade docente  Identificação de atividades docentes passíveis de serem desenvolvidas mediante gestão de projeto (trabalho e reflexão de grupo) 2.ª Sessão: 4 horas  Fundamentos e conceitos estruturais da gestão de projetos  Conceptualização de um projeto associado à atividade docente (trabalho e reflexão de grupo) 3.ª Sessão: 5 horas  Ferramentas práticas para gestão de projetos  O uso de ferramentas para gestão de projetos aplicadas à atividade docente (trabalho e reflexão de grupo) 4.ª Sessão: 4 horas  A gestão de projetos na prática docente, a experiência do formador  Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação 5.ª Sessão: 5 horas  Desenvolvimento de materiais que constituam trabalho de avaliação. 6.ª Sessão: 4 horas  Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão.  Preenchimento de um questionário que se destina a avaliar a formação.

Metodologias

Da 1.ª à 4.ª sessão da ação, as sessões serão de índole eminentemente teórico/prático, iniciadas com uma breve exposição teórica relativa aos temas a tratar, seguida de atividades práticas de pesquisa e análise de documentação e ferramentas relevantes. Nas 5.ª e 6.ª sessões, o trabalho será predominantemente de carácter prático, consistindo na elaboração e apresentação de trabalho passível de ser utilizado na prática pedagógica diária. Em todas as sessões será privilegiado o trabalho em grupo.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação 25%  Integração no grupo 5%  Participação nas sessões 10%  Realização das tarefas propostas 5%  Iniciativa/autonomia 5% Conhecimento 75%  Qualidade e adequação dos trabalhos 45%  Nível de intervenção pedagógica 15%  Reflexão crítica 15%

Bibliografia

Ministério do Educação de Portugal (2017); Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade ObrigatóriaCosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto EditoraRoldão, V. S. (2007). Gestão de Projectos. Lisboa: MonitorSCRUMstudy. (2017). A Guide to the SCRUM BODY OF KNOWLEDGE. Washington, EUASCRUMstudy. Obtido de https://www.scrumstudy.com/portuguese/download-free-buy-sbok#new-sbok-download

Formador

Victor Madeira de Matos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 03-04-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 09-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
4 23-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online assíncrona
6 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
7 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
8 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
9 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 02-04-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133646/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Abrantes

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