
Práticas e Experiências de Acolhimento e Inclusão de alunos migrantes na Escola turma ACD24_24
Apresentação
A crescente diversidade cultural nas escolas portuguesas, impulsionada pelos fluxos migratórios, coloca novos desafios e oportunidades ao sistema educativo. A escola, enquanto espaço de aprendizagem e socialização, desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e no respeito pela diversidade. A chegada de alunos migrantes às escolas portuguesas é grande desafio para as escolas e os seus profissionais, que têm de acolher e integrar estes alunos e oferecer uma resposta adequada e inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar para a importância de políticas e práticas inclusivas que respondam às necessidades dos alunos migrantes. Promover a troca de experiências entre profissionais da educação e convidados especialistas; Conhecer e discutir boas práticas de inclusão de alunos migrantes em escolas portuguesas; Refletir e partilhar estratégias, práticas e recursos para o acolhimento e inclusão de alunos migrantes.
Conteúdos
Contextualização sobre a diversidade cultural e os fluxos migratórios. Práticas inclusivas de apoio aos alunos migrantes Ferramentas e recursos de apoio e inclusão de alunos e famílias migrantes na escola.
Observações
Esta formação destina-se exclusivamente a docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
Formador
Mariana Antunes Fonseca Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |