293

Práticas e Experiências de Acolhimento e Inclusão de alunos migrantes na Escola turma ACD24_24

Apresentação

A crescente diversidade cultural nas escolas portuguesas, impulsionada pelos fluxos migratórios, coloca novos desafios e oportunidades ao sistema educativo. A escola, enquanto espaço de aprendizagem e socialização, desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e no respeito pela diversidade. A chegada de alunos migrantes às escolas portuguesas é grande desafio para as escolas e os seus profissionais, que têm de acolher e integrar estes alunos e oferecer uma resposta adequada e inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Sensibilizar para a importância de políticas e práticas inclusivas que respondam às necessidades dos alunos migrantes. Promover a troca de experiências entre profissionais da educação e convidados especialistas; Conhecer e discutir boas práticas de inclusão de alunos migrantes em escolas portuguesas; Refletir e partilhar estratégias, práticas e recursos para o acolhimento e inclusão de alunos migrantes.

Conteúdos

Contextualização sobre a diversidade cultural e os fluxos migratórios. Práticas inclusivas de apoio aos alunos migrantes Ferramentas e recursos de apoio e inclusão de alunos e famílias migrantes na escola.

Observações

Esta formação destina-se exclusivamente a docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Formador

Mariana Antunes Fonseca Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 04-06-2025
Fim: 04-06-2025
Acreditação: ACD24_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: EB 2,3 Ruy de Andrade – Entroncamento