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Liderança Pedagógica e Inteligência Artificial: Construindo aprendizagens personalizadas, colaborativas e inovadoras nas Ciências Exatas e Experimentais turma LP_IA_EXP

Apresentação

A liderança pedagógica, quando compreendida de forma distribuída, promove uma cultura de colaboração entre os professores e assume-se hoje como um dos pilares essenciais para construir uma escola capaz de aprender e de responder eficazmente aos desafios dos seus intervenientes e do contexto onde se insere. Neste sentido, é fundamental criar programas de formação que possibilitem aos professores discutir e refletir sobre os métodos de organização do trabalho docente, as formas de gerir o currículo e as ferramentas, nomeadamente digitais, como é o caso da Inteligência Artificial, capacitando-os para tomar decisões fundamentadas e agir de forma coordenada. Neste contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta poderosa para apoiar a educação, facilitando a análise de dados e a personalização de processos pedagógicos. Através da IA, é possível oferecer aos professores insights sobre o desempenho e as necessidades dos alunos, auxiliando-os na adaptação do currículo e na criação de estratégias mais eficazes de ensino e de comunicação. Ao integrar a IA, os professores podem refletir sobre os seus objetivos, métodos e práticas de gestão de informação, otimizando a articulação entre áreas de conhecimento e promovendo uma abordagem interdisciplinar. Assim, procura-se que os docentes, em conjunto com os recursos oferecidos pela IA, contribuam para dinâmicas de melhoria contínua na gestão do currículo, criando ecossistemas de aprendizagem e bem-estar. Esta abordagem facilita uma rede de trabalho colaborativo e interdisciplinar, fortalecendo a conexão com a comunidade escolar e criando um ambiente adaptável e preparado para os desafios de um mundo em constante transformação.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560. 

Objetivos

1. Promover a liderança pedagógica distribuída: Capacitar os professores para fomentar uma cultura de colaboração e aprendizagem partilhada. 2. Desenvolver competências de gestão do trabalho docente e do currículo: Refletir sobre métodos de organização pedagógica e promover práticas coordenadas para responder a desafios educativos contemporâneos. 3. Integrar ferramentas digitais e Inteligência Artificial na prática pedagógica: Demonstrar como a IA pode apoiar a personalização do ensino, através da criação de estratégias pedagógicas mais eficazes e inovadoras. 4. Apoiar a interdisciplinaridade e a gestão da informação: fomentar a utilização da IA para melhorar a articulação entre áreas de conhecimento, promovendo práticas pedagógicas interdisciplinares. 5. Fomentar ecossistemas de aprendizagem e bem-estar: Criar dinâmicas colaborativas que promovam um ambiente escolar mais conectado e adaptável às necessidades dos alunos, da comunidade e das transformações globais. 6. Incentivar a reflexão crítica sobre objetivos, métodos e práticas pedagógicas. 7. Fortalecer a conexão com a comunidade escolar.

Conteúdos

Liderança pedagógica e cultura colaborativa • Fundamentos da liderança pedagógica distribuída. • Estratégias para promover uma cultura de colaboração entre docentes. • O papel da liderança no fortalecimento da escola como uma organização que aprende. Organização do trabalho docente e gestão do currículo • Modelos de organização pedagógica: abordagens inovadoras e práticas colaborativas. • Gestão do currículo em contextos complexos e dinâmicos. • Ferramentas para a análise e adaptação curricular às necessidades dos alunos. Integração da inteligência artificial (IA) na educação • Introdução à inteligência artificial e suas aplicações em contextos educativos. • Ferramentas de IA para personalização do ensino e análise de dados. • Ética e implicações da utilização da IA na educação. Personalização e diferenciação pedagógica com IA • Como a IA pode identificar necessidades individuais dos alunos. • Estratégias para adaptar métodos e conteúdos pedagógicos com base em dados. • Exemplos práticos de personalização de processos pedagógicos. Interdisciplinaridade e gestão da informação • Ferramentas digitais e IA para fomentar a articulação entre áreas de conhecimento. • Criação de projetos interdisciplinares baseados em análise de dados e IA. • Gestão da informação em práticas pedagógicas inovadoras. Desenvolvimento de ecossistemas de aprendizagem e bem-estar • Dinâmicas de melhoria contínua na gestão curricular. • Criação de ambientes escolares inclusivos, adaptáveis e centrados no bem-estar. • Promoção de redes colaborativas dentro da escola e com a comunidade escolar. Reflexão e tomada de decisão educacional • Ferramentas e práticas para a reflexão crítica sobre métodos de ensino. • Tomada de decisões fundamentadas com suporte de dados e IA. • Planeamento estratégico para responder aos desafios do contexto escolar. Desafios e oportunidades da educação no mundo digital • Impactos das tecnologias emergentes na prática pedagógica. • Preparação para o futuro: competências digitais e o papel dos professores. • Cenários de implementação de IA em escolas: estudos de caso e boas práticas.

Metodologias

A formação será ministrada na modalidade de curso de formação, com uma duração de 25 horas. A formação assenta numa metodologia de cariz construtivista, com o objetivo de estimular a interação entre formadores e participantes e concentrar os formandos das diferentes disciplinas do Departamento das Ciências Exatas e Experimentais em práticas reflexivas, que potenciem uma relação estreita com a sua realidade profissional. Na lógica de promoção do trabalho colaborativo, o trabalho desenvolve-se em torno do seguinte percurso metodológico: (i) Reflexão em equipa intra e inter grupos disciplinares sobre os pontos fortes e pontos deficitários do processo ensino aprendizagem; (ii) Identificação de estratégias de ação, e reflexão e áreas prioritárias de intervenção; (iii) Operacionalização da IA ao serviço da individualização da aprendizagem; (iv) Planeamento da intervenção e elaboração de pequenas trajetórias de aprendizagem horizontal e vertical; A metodologia a utilizar valoriza o trabalho em equipa, a distribuição de tarefas a pequenos grupos e o trabalho individual, e a divulgação das aprendizagens através da discussão e reflexão interpares.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: - Participação e realização das tarefas propostas nas sessões: (25%) - Produção de trabalhos e de materiais didáticos e sua aplicação no contexto educativo (60%) - Reflexão individual final: (15%) A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007.

Bibliografia

Almeida, P., & Pacheco, J. (2012). Liderança e Gestão nas Escolas. Porto EditoraAntunes, C. (2019). Inteligência Emocional na Educação: Um Guia para Professores e Educadores. Editora VozesBatista, G. (2021). Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Possibilidades para o Ensino. Editora Pimenta CulturalCosta, J. A. (2009). Liderança Educacional: Teorias, Práticas e Contextos. Edições Almedina

Observações

Esta formação destina-se exclusivamente a docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Alcanena

Início: 12-06-2025
Fim: 15-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134170/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Alcanena

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