313

Aprender para Ensinar: desafios e oportunidades das mobilidades individuais e de grupo para fins de aprendizagem (Erasmus+) turma ACD28_24

Apresentação

De acordo com o Projeto de Acreditação Erasmus+ e com o Plano de Internacionalização do AEC, que visam promover a formação de docentes em países europeus, quer através da frequência de cursos estruturados, permitindo a aquisição de metodologias e pedagogias diferenciadas e diferenciadoras para o processo de ensino/aprendizagem/avaliação/inclusão, quer desenvolver períodos de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing), que permitam a análise das realidades educativas em escolas de outros países, consideramos pertinente conceber e implementar uma ACD com vista à disseminação dos conhecimentos adquiridos e partilha de diferentes práticas com a comunidade educativa. Considerando que: - no âmbito da Acreditação Erasmus+ - Ação-Chave 1 (projeto 2023-1-PT01-KA121-SCH-000141126), desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Constância, foram realizadas, ainda em agosto de 2024, 2 mobilidades individuais para fins de aprendizagem, que corresponderam à frequência de dois cursos estruturados, e; - no âmbito da Acreditação Erasmus+ - Ação-Chave 1 (projeto 2024-1-PT01-KA121-SCH-000231159), desenvolvido, igualmente, pelo Agrupamento de Escolas de Constância, foram realizadas, até à data, 3 mobilidades individuais para fins de aprendizagem, que corresponderam à frequência de três atividades de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing) e, 1 mobilidade de grupo de alunos com o acompanhamento de três docentes; - as ações deste projeto têm como principal objetivo a promoção de um ensino de qualidade e de sucesso, que contribua para o desenvolvimento integral de todos os alunos, garantindo aprendizagens efetivas e significativas, mobilizadas em situações concretas potenciadoras do exercício e do desenvolvimento de competências que agregam conhecimentos, capacidades e atitudes, promotoras do pensamento crítico, da reflexão, da resolução de problemas e da tomada de decisão; investimos no trabalho colaborativo, em rede, alargando as experiências de trabalho a contextos europeus de formação, de reflexão e de respostas de qualidade, importando, pois, partilhar os desafios e as oportunidades transformadoras das práticas educativas que daí resultam.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

*Partilhar experiências de mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+, nomeadamente a frequência de cursos estruturados e a atividade de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing), assim como a mais-valia de mobilidades de grupos de alunos; *Disseminar os conhecimentos adquiridos através da participação em cursos estruturados; *Promover o desenvolvimento profissional dos docentes do AEC, bem como a dimensão europeia da organização; *Partilhar e refletir sobre os desafios e as oportunidades da mobilidade individual para fins de aprendizagem e da participação em projetos transnacionais. *Partilhar e refletir sobre os desafios e as oportunidades de uma mobilidade de grupo de alunos para fins de aprendizagem (alunos e professores) e da participação em projetos transnacionais.

Conteúdos

• "Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies" - Espanha • Crónicas de três atividades de acompanhamento no posto de trabalho (Job-shadowing) - Espanha • Crónica de acompanhamento de mobilidade de grupo de alunos - Espanha • O AEC e o projeto de acreditação Erasmus+: perspetivas de futuro

Formador

José João Loureiro Soares

Célia Maria Carreira Rodrigues Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: ACD28_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária Luís de Camões- Constância

INSCREVER-ME