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Desenvolver o Pensamento Computacional com Scratch nas STEM turma SCTH-01

Apresentação

Nesta formação será explorado o Scratch, uma linguagem de programação, como meio para desenvolver competências, tais como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e o pensamento computacional, tal como previsto no PASEO e nas AE das disciplinas de Matemática, das Ciências Experimentais e Tecnológicas. Isto exige formação de docentes nesta área, pelo que se pretende, com esta formação, iniciar os participantes na criação de algoritmos utilizando fluxogramas e na utilização do Scratch, enquanto linguagem de programação visual e amigável, através de blocos de comandos, sem necessidade de código complexo. Esta abordagem facilita a introdução dos conceitos fundamentais de lógica e programação, promovendo a resolução de problemas, através do raciocínio lógico.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 500, 510, 520, 540, 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500, 510, 520, 540, 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500, 510, 520, 540, 550. 

Objetivos

Fomentar a compreensão e aplicação dos princípios do pensamento computacional; Promover a compreensão e aplicação dos fundamentos do ambiente e linguagem de programação Scratch; Elaborar programas elementares em Scratch; Explorar como a programação em Scratch pode ser útil nas Ciências Experimentais e na Matemática; Preparar os participantes para integrar a programação em Scratch nas suas práticas de ensino; Reconhecer a utilidade prática da utilização do Scratch em diversos problemas da sociedade, que envolvem as Ciências Experimentais e a Matemática, potenciando ainda mais o desenvolvimento de projetos interdisciplinares consubstanciados no digital.

Conteúdos

1. Introdução ao Pensamento Computacional (2h) • Definição e importância do pensamento computacional; • Elementos do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos; • Exemplos de aplicação do pensamento computacional em problemas do dia a dia; 2. Fundamentos de Algoritmos e Fluxogramas (4h) • Conceitos básicos de algoritmos e a sua importância na resolução de problemas; • Introdução aos fluxogramas como ferramenta para representar algoritmos; • Símbolos e convenções utilizados em fluxogramas; • Exemplos práticos de criação de fluxogramas para problemas simples; 3. Exercícios práticos de criação de fluxogramas orientados para a Matemática e para as Ciências Experimentais (3h) 4. Introdução ao Scratch (6h) • Apresentar o Scratch e o seu interface gráfico; • Explorar as ferramentas básicas de Scratch; • Introdução aos blocos de programação; • Sintaxe básica: variáveis, operadores e listas; • Estruturas de controle (if, for, while); • Exercícios práticos para aplicar os conceitos aprendidos. 5. Aplicações em Matemática e em Ciências Experimentais com Scratch (5h) • Desenvolver simulações científicas que ilustram conceitos de Ciências; • Desenvolver competências para a resolução de problemas e lógica através de jogos no Scratch; • Explorar formas de aplicar o Scratch em contextos educacionais reais; 6. Exemplos práticos e projetos relacionados à Matemática e Ciências Experimentais (4h) • Desenvolvimento de pequenos projetos aplicados à Matemática e Ciências Experimentais.

Metodologias

Presencial: As atividades a realizar no curso de formação decorrem em sessões presenciais (9h) e on-line (16h) síncronas, teórico/práticas, num total de 25 horas, mais 25 horas de trabalho autónomo. Ao longo da oficina procurar-se-á, sistematicamente, refletir sobre os desafios e oportunidades encontrados ao integrar o Scratch no desenvolvimento curricular. As sessões presenciais deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas e salienta-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Sugere-se ainda que os formandos possam experimentar os papéis de professor e de aluno no maior número possível de tarefas. Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo tem como finalidade a realização de tarefas propostas para consolidar o conhecimento da linguagem de programação e a preparação de um conjunto de materiais pedagógicos para aplicar na sala de aula e que servirá como trabalho final. Assim, a componente de trabalho autónomo é destinada a atividades individuais, experimentação em contexto, e reflexão individual que os formandos partilharão/discutirão com os colegas e formador(es) nas sessões presenciais (físicas e online). Assim, proporcionar-se-ão momentos de partilha e reflexão conjunta, promotores de melhorias.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Trabalho final (60%)

Bibliografia

Ledesma, Fernanda, Nunes, Carlos Alberto. Programação Scratch 2º Ciclo. Leya, 2017Pande, Ravindra, Joshi, Abhay B. Advanced Scratch Programming: Createspace Independent Publishing Platform, 2016Schimiguel, Juliano. Pensamento Computacional: Ciência Moderna, 2022

Formador

Carlos José Fazendas de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 28-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 04-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 18-11-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 25-11-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 09-12-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 16-12-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 06-01-2026 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
9 13-01-2026 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 21-10-2025
Fim: 13-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133455/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: B-Learning (Sessões presenciais na E.S. Maria Lamas - Torres Novas)

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