
Modelação e Impressão 3D - Potenciação de uma ferramenta de aprendizagem educativa turma IMP3D-01
Apresentação
Nos últimos anos, a integração de tecnologias educativas tem-se tornado uma prioridade no sistema educativo português, com a implementação de Laboratórios de Educação Digital (LED) como instrumentos de inovação pedagógica. Estes são espaços inovadores que promovem o suporte à aprendizagem através de recursos e equipamentos tecnológicos, aplicáveis em todas as disciplinas do currículo, promovendo o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória No contexto dos LED, a introdução de impressoras 3D representa uma oportunidade única de enriquecer as experiências educativas, permitindo aos alunos realizar atividades práticas e criativas como: Criar objetos físicos a partir de ideias concretas; Explorar conceitos de design e modelação tridimensional; Desenvolver projetos interdisciplinares; Aplicar conceitos teóricos de forma tangível, manipulando variáveis, experimentando soluções e analisando resultados. Atualmente estão instaladas impressoras 3D em diversas escolas do ensino básico e secundário, reforçando a transição digital na educação. A sua utilização, no âmbito dos LED, permite criar ambientes multifacetados de aprendizagem que promovem o uso de tecnologias, associando-as a diversas áreas do currículo, bem como de atividades extra-curriculares, mas com um elevado potencial educativo. Neste contexto, concebemos esta formação para apresentar e explorar práticas pedagógicas que integram a tecnologia de impressão 3D, apoiando as escolas na sua aplicação em sala de aula para diversos ciclos de ensino, áreas curriculares e disciplinas, numa perspetiva de integração vertical e horizontal do currículo.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover as competências digitais dos docentes, o saber-fazer, o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo. Motivar os docentes e, consequentemente, os alunos para a criação de projetos inovadores. Fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento, investigação, desenvolvimento e apresentação de projetos. Capacitar os docentes para a utilização pedagógica de tecnologias inovadoras, como a modelação 3D e impressão 3D. Promover a utilização de metodologias ativas e motivadoras, com base em recursos e materiais inovadores. Promover o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal. Olhar o processo ensino aprendizagem como contínuo e diversificado, tanto em metodologias quanto em ferramentas. Compreender que as ferramentas digitais podem constituir-se como elementos de elevado valor no desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem.
Conteúdos
Os conteúdos a desenvolver serão os seguintes: Impressão 3D e o potencial da tecnologia para transformar as práticas educativas; Modelação 3D a partir de sólidos básicos: Esferas, Cilindros, Cones, Cubos e formas predefinidas; Modelação 3D de formas mais complexas (superfícies, curvas, extrusões, etc.) e manipulação de faces e vértices; Exploração de repositórios de modelos 3D; Impressão de objetos em 3D; Construção de cenários de aprendizagem; Planificação de atividades para aplicação em contexto de sala de aula; Apresentação/partilha, reflexão e discussão de atividades. A abordagem destes conteúdos será concretizada de acordo com a seguinte planificação: Apresentação e introdução aos conteúdos da formação, bem como dos critérios de avaliação 3h; Modelação 3D a partir de sólidos básicos: Esferas, Cilindros, Cones, Cubos e formas predefinidas usando um programa de modelagem tridimensional (3D) 2,5h; Criação de um modelo 3D no programa de modelagem tridimensional 2,5h; Planificação de uma atividade para aplicação em contexto de sala de aula 2,5h; Modelação 3D de formas mais complexas (superfícies, curvas, extrusões, etc.) e manipulação de faces e vértices 2,5h; Utilização de programas que convertem ficheiros de objetos para ficheiros de impressão 3D e impressão desses objetos em 3D 3h; Planificação de uma atividade para aplicação em contexto de sala de aula 6h; Apresentação/partilha, reflexão e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante a formação 3h.
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial. Ao longo da ação, procurar-se-á refletir sobre os desafios e oportunidades associados à integração da impressão 3D no desenvolvimento curricular e de diversos níveis de ensino. As sessões terão carácter predominantemente prático, com momentos expositivos / demonstrativos. Pretende-se uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. As atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de manter ligação com os contextos profissionais dos formandos.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Trabalho final (60%)
Bibliografia
Thingiverse Education. (n.d.). Educational projects and resources. Thingiverse. https://www.thingiverse.com/educationBray, K. J. (2018). 3D printing in the classroom: The educator's guide to leveraging 3D printing technology. New York, NY: SpringerClapp, E. P., & Ross, J. (2017). Maker-centered learning: Empowering young people to shape their worlds. San Francisco, CA: Jossey-BassMaslyk, J. (2016). STEAM makers: Fostering creativity and innovation in the elementary classroom. Thousand Oaks, CA: Corwin PressDalziel, J. (2015). Learning design: A handbook on modelling and delivering networked education and training. London, UK: Routledge
Formador
Augusto Luis Formiga Ramos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |