348

Modelação e Impressão 3D - Potenciação de uma ferramenta de aprendizagem educativa turma IMP3D-01

Apresentação

Nos últimos anos, a integração de tecnologias educativas tem-se tornado uma prioridade no sistema educativo português, com a implementação de Laboratórios de Educação Digital (LED) como instrumentos de inovação pedagógica. Estes são espaços inovadores que promovem o suporte à aprendizagem através de recursos e equipamentos tecnológicos, aplicáveis em todas as disciplinas do currículo, promovendo o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória No contexto dos LED, a introdução de impressoras 3D representa uma oportunidade única de enriquecer as experiências educativas, permitindo aos alunos realizar atividades práticas e criativas como: • Criar objetos físicos a partir de ideias concretas; • Explorar conceitos de design e modelação tridimensional; • Desenvolver projetos interdisciplinares; • Aplicar conceitos teóricos de forma tangível, manipulando variáveis, experimentando soluções e analisando resultados. Atualmente estão instaladas impressoras 3D em diversas escolas do ensino básico e secundário, reforçando a transição digital na educação. A sua utilização, no âmbito dos LED, permite criar ambientes multifacetados de aprendizagem que promovem o uso de tecnologias, associando-as a diversas áreas do currículo, bem como de atividades extra-curriculares, mas com um elevado potencial educativo. Neste contexto, concebemos esta formação para apresentar e explorar práticas pedagógicas que integram a tecnologia de impressão 3D, apoiando as escolas na sua aplicação em sala de aula para diversos ciclos de ensino, áreas curriculares e disciplinas, numa perspetiva de integração vertical e horizontal do currículo.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

• Promover as competências digitais dos docentes, o saber-fazer, o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo. • Motivar os docentes e, consequentemente, os alunos para a criação de projetos inovadores. • Fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento, investigação, desenvolvimento e apresentação de projetos. • Capacitar os docentes para a utilização pedagógica de tecnologias inovadoras, como a modelação 3D e impressão 3D. • Promover a utilização de metodologias ativas e motivadoras, com base em recursos e materiais inovadores. • Promover o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal. • Olhar o processo ensino aprendizagem como contínuo e diversificado, tanto em metodologias quanto em ferramentas. • Compreender que as ferramentas digitais podem constituir-se como elementos de elevado valor no desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem.

Conteúdos

Os conteúdos a desenvolver serão os seguintes: • Impressão 3D e o potencial da tecnologia para transformar as práticas educativas; • Modelação 3D a partir de sólidos básicos: Esferas, Cilindros, Cones, Cubos e formas predefinidas; • Modelação 3D de formas mais complexas (superfícies, curvas, extrusões, etc.) e manipulação de faces e vértices; • Exploração de repositórios de modelos 3D; • Impressão de objetos em 3D; • Construção de cenários de aprendizagem; • Planificação de atividades para aplicação em contexto de sala de aula; • Apresentação/partilha, reflexão e discussão de atividades. A abordagem destes conteúdos será concretizada de acordo com a seguinte planificação: • Apresentação e introdução aos conteúdos da formação, bem como dos critérios de avaliação – 3h; • Modelação 3D a partir de sólidos básicos: Esferas, Cilindros, Cones, Cubos e formas predefinidas usando um programa de modelagem tridimensional (3D) – 2,5h; • Criação de um modelo 3D no programa de modelagem tridimensional – 2,5h; • Planificação de uma atividade para aplicação em contexto de sala de aula – 2,5h; • Modelação 3D de formas mais complexas (superfícies, curvas, extrusões, etc.) e manipulação de faces e vértices– 2,5h; • Utilização de programas que convertem ficheiros de objetos para ficheiros de impressão 3D e impressão desses objetos em 3D – 3h; • Planificação de uma atividade para aplicação em contexto de sala de aula – 6h; • Apresentação/partilha, reflexão e discussão dos trabalhos desenvolvidos durante a formação – 3h.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial. Ao longo da ação, procurar-se-á refletir sobre os desafios e oportunidades associados à integração da impressão 3D no desenvolvimento curricular e de diversos níveis de ensino. As sessões terão carácter predominantemente prático, com momentos expositivos / demonstrativos. Pretende-se uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. As atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de manter ligação com os contextos profissionais dos formandos.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Trabalho final (60%)

Bibliografia

Thingiverse Education. (n.d.). Educational projects and resources. Thingiverse. https://www.thingiverse.com/educationBray, K. J. (2018). 3D printing in the classroom: The educator's guide to leveraging 3D printing technology. New York, NY: SpringerClapp, E. P., & Ross, J. (2017). Maker-centered learning: Empowering young people to shape their worlds. San Francisco, CA: Jossey-BassMaslyk, J. (2016). STEAM makers: Fostering creativity and innovation in the elementary classroom. Thousand Oaks, CA: Corwin PressDalziel, J. (2015). Learning design: A handbook on modelling and delivering networked education and training. London, UK: Routledge

Formador

Augusto Luis Formiga Ramos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 04-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 11-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 18-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 08-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 15-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
7 22-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
8 26-02-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
9 05-03-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 20-11-2025
Fim: 05-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136292/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: B-Learning (Sessões presenciais na E.S. Cidade do Entroncamento)