351

Cenários de Aprendizagem de Artes e Multimédia numa abordagem multidisciplinar de integração curricular turma ARTMULT-01

Apresentação

Nos últimos anos, a integração de tecnologias educativas tem-se tornado uma prioridade no sistema educativo português, com a implementação de Laboratórios de Educação Digital (LED) como instrumentos de inovação pedagógica. Estes são espaços inovadores que promovem o suporte à aprendizagem através de recursos e equipamentos tecnológicos, aplicáveis em todas as disciplinas do currículo, promovendo o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Uma das componentes dos LED, inclui recursos essenciais para utilização na área das Artes e Multimédia, visando o desenvolvimento da criatividade e de competências digitais e tecnológicas dos alunos nesta área. Esta formação permite que os docentes se familiarizem com equipamentos como: Câmaras fotográficas e de vídeo, kits de iluminação, mesas de mistura e controladores de streaming, mesas digitalizadoras e equipamento de teleponto, entre outros, utilizando-os para criar cenários de aprendizagem interdisciplinares que alinham as áreas disciplinares do currículo do ensino básico com as competências do século XXI, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, colaboração e criatividade. Além das áreas de Artes e Multimédia, a formação incentiva a aplicação dos dispositivos tecnológicos em disciplinas como Português, História, Geografia, Educação Visual, Música, entre outras, criando uma abordagem integradora e inclusiva. A prática pedagógica centrada nestas tecnologias permite um ensino mais ativo e contextualizado, alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com os laboratórios LED.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Desenvolver estratégias de gestão curricular que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, 2. Promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, através de projetos práticos e interdisciplinares que envolvam diversas áreas disciplinares, como Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Português, Educação Visual, História, Música, línguas estrangeiras, entre outras. 3. Capacitar os professores para desenhar, implementar e avaliar cenários de aprendizagem alinhados com o Plano de Transformação Digital e as aprendizagens essenciais, respondendo às necessidades específicas dos alunos do ensino básico e secundário. 4. Compreender a importância de potenciar a utilização dos espaços de aprendizagem flexíveis quando se pensa, implementa e avalia a ação educativa.

Conteúdos

Os conteúdos a abordar desenvolvem-se de acordo com os seguintes módulos: Módulo 1: Introdução ao uso de Equipamentos em contextos associados às Artes e Multimédia, numa perspetiva de integração curricular. • Apresentação e introdução aos conteúdos da formação, bem como dos critérios de avaliação (3 horas presenciais); Módulo 2: Estética, Design e produção de Conteúdos Multimédia e sua difusão (representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética) (6 horas presenciais); Módulo 3: Edição e Pós-Produção de Áudio e Vídeo (7h presenciais); Módulo 4: Planeamento de Cenários Interdisciplinares de Aprendizagem com ligação a diversas áreas disciplinares (6 horas assíncronas) Módulo 5: Avaliação, Partilha e Reflexão Final (3 horas presenciais) • Apresentação dos cenários desenvolvidos pelos participantes e aplicados em contexto de sala de aula. • Partilha de experiências e boas práticas entre os participantes. • Reflexão sobre os desafios e oportunidades do uso de equipamentos Multimédia numa perspetiva multidisciplinar.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial, incluindo ainda uma componente on-line assíncrona. Ao longo da ação, procurar-se-á refletir sobre os desafios e oportunidades associados à operacionalização dos recursos LED na área das artes e dos recursos multimédia nas práticas pedagógicas em sala de aula. As sessões terão carácter predominantemente prático, com momentos expositivos/demonstrativos. Pretende-se uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. As atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de manter ligação com os contextos profissionais dos formandos.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Qualidade dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e aplicados (60%)

Bibliografia

BOLTER, Jay David e GROMALA, Diane (2005), Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency, Cambridge: Massachusetts Institute of TechnologyLANIER, Jaron (2011) Você Não é um Gadget - Um Manifesto, Lisboa: ArcádiaMANOVICH, Lev (2001), The Language of New Media, Cambridge: Massachusetts Institute of TechnologyMANOVICH, Lev (2010), Info-Aesthetics, London: Bloomsbury AcademicDireção-Geral da Educação. Laboratórios de Educação Digital. Disponível em: https://led.dge.medu.pt

Início: 05-02-2026
Fim: 17-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136293/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: None