
Versatilidade na abordagem pedagógica no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém-Torres Novas turma ACD17_25
Apresentação
A aprendizagem em contexto de "visita de estudo" é uma importante ferramenta pedagógica para consolidação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este facto tem especial relevância na visita ao Monumento Natural e para as disciplinas ligadas às Ciências Naturais, Biologia e Geologia. A presente Formação garante a transmissão de conhecimento com rigor e qualidade científica e pedagógica. Os Formadores têm graus de Mestre e de Doutoramento.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Na celebração os 29 anos da classificação como Monumento Natural e, lembrando o Dia Internacional da Geodiversidade, esta ação de formação propõe-se habilitar, informar e formar os professores sobre a relevância científica do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas, a sua versatilidade na abordagens ao património geológico e biológico e o seu potencial como apoio às práticas pedagógicas.
Conteúdos
Importância do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém-Torres Novas (MNPD OTN) no contexto da Rede Nacional das Áreas Protegidas; A Estratigrafia, a Tectónica, a Paleontologia e a Geoconservação no MNPD OTN.Comunicações científicas e comunicações sobre propostas de práticas didáticas.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |