353

Ferramentas para Melhoria da Avaliação Pedagógica - Uma Partilha de Experiências turma FMAP-01

Apresentação

O PASEO e as AE refletem o que se pretende de um sistema educativo moderno, adaptado ao contexto socioeconómico atual e às necessidades educativas presentes e futuras. Neste contexto, o papel da Escola e dos docentes difere significativamente do passado. Vivemos num tempo em que o conhecimento está a um clique de distância, exigindo, além da sua aquisição, a capacidade de o selecionar, organizar e aplicar. A sociedade atual necessita de indivíduos proativos, flexíveis e capazes de trabalhar em equipas heterogéneas, atentos aos problemas coletivos. Assim, espera-se que o sistema educativo prepare os alunos para resolver problemas diversos, diferentes dos enfrentados em décadas passadas. A formação em novas práticas pedagógicas, como a organização do espaço e dos alunos, a diversificação das atividades e dos instrumentos de avaliação, bem como a avaliação por critérios, assume importância crucial. Estas práticas são essenciais para concretizar os objetivos do PASEO e preparar os alunos para responder às necessidades da sociedade atual e futura.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1 - Fomentar, nos professores envolvidos na ação, o interesse pela Avaliação Pedagógica; 2 - Sensibilizar os formandos para a importância do PASEO no contexto da necessária alteração das práticas pedagógicas; 3 - Dotar os participantes na acção de ferramentas aplicáveis no contexto de sala de aula; 4 - Fomentar a cooperação entre os intervenientes na acção, dentro e fora desta; 5 - Contribuir para uma melhoria do Nível de Cultura Científica e Tecnológica dos professores participantes da ação; 6 - Trocar experiências pedagógicas; 7 - Planificar actividades de sala de aula envolvendo novas práticas pedagógicas.

Conteúdos

1ª Sessão: 4 horas  Apresentação dos participantes na formação  Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma)  Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação  A necessidade da alteração das práticas pedagógicas e do papel do professor  Motivos subjacentes à necessidade da alteração das práticas pedagógicas e do papel do professor (trabalho e reflexão de grupo) 2ª Sessão: 4 horas  Motivos subjacentes à necessidade da alteração das práticas pedagógicas e do papel do professor (discussão das conclusões dos grupos)  O PASEO, um documento fundamental na alteração das práticas pedagógicas  Exploração de programas Nacionais e Internacionais focados no desenvolvimento e operacionalização de novas práticas pedagógicas  Outras práticas pedagógicas, a experiência do formador  Outras práticas pedagógicas passíveis de serem aplicadas à realidade vivida pelo grupo de formandos presentes na ação (trabalho e reflexão de grupo) 3ª Sessão: 4 horas  Outras práticas pedagógicas passíveis de serem aplicadas à realidade vivida pelo grupo de formandos presentes na ação (discussão das conclusões dos grupos)  Avaliação formativa, avaliação sumativa não classificatória e avaliação sumativa classificatória  A avaliação de competências  A avaliação por critérios  Desenvolvimento de ferramentas de avaliação por critérios, a experiência do formador  Desenvolvimento de ferramentas de avaliação por critérios (trabalho e reflexão de grupo) 4ª Sessão: 4 horas  A utilização de outras práticas pedagógicas e a avaliação por critérios  Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação 5.ª Sessão: 5 horas  Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação 6.ª Sessão: 4 horas  Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão.  Preenchimento de um questionário que se destina a avaliar a formação.

Metodologias

Da 1.ª à 4.ª sessão da ação, as sessões serão de índole eminentemente teórico/prático, iniciadas com uma breve exposição teórica relativa aos temas a tratar, seguida de atividades práticas de pesquisa, análise e reflexão de documentação relevante a cada tema. Nas 5.ª e 6.ª sessões, o trabalho será predominantemente de carácter prático, consistindo na elaboração e apresentação de trabalho passível de ser utilizado na prática pedagógica diária. Em todas as sessões será privilegiado o trabalho em grupo.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formandos terá em conta os seguintes itens: Participação 25%  Integração no grupo 5%  Participação nas sessões 10%  Realização das tarefas propostas 5%  Iniciativa/autonomia 5% Conhecimento 75%  Qualidade e adequação dos trabalhos 45%  Nível de intervenção pedagógica 15%  Reflexão crítica 15%

Bibliografia

Ministério do Educação de Portugal (2017); Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade ObrigatóriaMinistério do Educação de Portugal (2017); Estratégia Nacional de Educação para a CidadaniaFernandes, Domingos (2022); “Avaliar e aprender numa cultura de inovação Pedagógica”; Lisboa, Leya EducaçãoPortaria n.º 223-A/2018, de 3 de agostoDecreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho

Formador

Victor Madeira de Matos

Início: 05-11-2025
Fim: 10-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133678/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: B-Learning (Sessões presenciais na E.S. Dr. Solano de Abreu - Abrantes)

INSCREVER-ME