Connecting dots with lines - CREATIVE ENGAGEMENT VI turma CREAT_ENG_VI_02
Apresentação
A utilização da Língua Inglesa assume especial relevância nos processos de comunicação com naturais de outros países. Por esse motivo as escolas têm uma responsabilidade acrescida na formação dos seus alunos. A Go Global Exams and Language Centre, enquanto empresa ligada ao ramo da educação, tem feito um esforço nos últimos vinte anos para promover as competências linguísticas dos seus discentes, tanto por motivos profissionais, como curriculares. Atualmente a globalização traz-nos outra perspetiva sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na procura de uma correspondência a estas necessidades recentes, a Go Global criou um programa de formação que tem como principal objetivo permitir o contacto com as melhores e mais inovadoras práticas de ensino em voga nesta nova era. Este programa materializa-se no evento Creative Engagement, organizado pela instituição, que vai já para a sua 6.ª edição. Em 2023 ocorrerá um crescimento positivo, tanto a nível de participantes como de oradores. A formação terá lugar durante dois dias consecutivos, em Abrantes, conforme desejo manifestado pelos participantes da edição anterior. A centralidade da cidade de Abrantes representa uma mais-valia para toda a região centro, facilitando a participação de professores neste tipo de eventos que, de outra forma, somente estaria disponível nos grandes centros urbanos. Também os Agrupamentos de Escolas associados deste Centro de Formação valorizam esta formação pelo impacto positivo que tem nos seus professores e pela oportunidade de descentralização deste tipo de ações.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330.
Objetivos
- Desenvolver uma pedagogia que fortaleça as práticas que contribuem para a promoção e motivação dos alunos; - Reforçar o envolvimento dos alunos na aprendizagem e domínio da língua inglesa escrita e falada; - Enaltecer o professor enquanto mediador cultural indispensável à disseminação do conhecimento da língua inglesa; - Desfazer o mito de que apenas os nativos podem ensinar uma língua; - Munir os professores de ferramentas pedagógicas criativas, para a sua transformação em motor de aprendizagem com forte tónica na criatividade; - Substituir o papel central de disseminador de conhecimento, por um papel de facilitador de aprendizagem professor-mediador intercultural; - Promover espaços de aprendizagem e interação de conhecimentos; - Ajudar o docente a contextualizar o conteúdo e a fomentar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo; - Criar uma maior consciencialização sobre o papel das línguas nas sociedades e, especialmente, do inglês como língua de comunicação internacional; - Sensibilizar o docente para o uso da tecnologia como ferramenta indispensável para o ensino do inglês bem como das outras disciplinas, no contexto atual.
Conteúdos
Sessão prática de partilha de diferentes formas de envolver os alunos e aumentar a sua participação no seu processo de aprendizagem. Paralelamente, debruçamo-nos sobre a análise do Decreto-Lei 55/2018; DL 54/2018; Flexibilidade Curricular; Práticas Inclusivas e o Design Universal para a Aprendizagem. Sessão de trabalho focada em atividades simples por forma a potenciar a importância das tarefas de leitura. Apresentação de sugestões e de atividades motivadoras para que os alunos leiam fora da sala de aula. Experimentação de várias atividades de escrita interativas, com recurso a tarefas que fornecem marcadores ou perguntas para orientar o aluno, recorrendo a vocabulário, leitura ou instruções como 'plataformas de lançamento', de forma a que os alunos se sintam confiantes e apreciem a boa escrita. Apresentação de práticas de escrita para aprender e comunicar. Exploração de técnicas de gestão da sala de aula e de estratégias de ganhos para promover um ambiente de aprendizagem colaborativo. Apresentação de formas de incentivar os alunos a comunicarem e trabalharem juntos, tendo em consideração diferentes contextos da sala de aula e também como trabalhar com projetos online e offline.
Metodologias
A ação é de caráter presencial e decorrerá, na sua maior parte, em grande grupo. Nestes trabalhos em grande grupo, para além dos formadores, participarão, como convidados, entre outros, especialistas cuja língua materna é o Inglês. Como metodologia de trabalho, será também valorizada a utilização de apresentações, pequenos filmes, partilha de experiências e discussão de situação reais. Terá também uma componente prática onde os participantes terão a oportunidade de fazer alguns exercícios propostos pelos oradores, bem como demonstração de ferramentas úteis no contexto de sala de aula.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formandos terá em conta os seguintes itens: - Participação e qualidade das intervenções; - Diário de bordo, onde os participantes vão apresentar o resumo e a sua aplicação no seu contexto de ensino (100 a 200 palavras).
Bibliografia
Why has nobody told me this before?, DR JULIE SMITH, Penguin Random House, UK.Engaging language learners in Contemporary Classrooms, Sara Mercer, Zoltán DörnyeiWhy Is Assessment Important?, George Lucas Educational FoundationMaking Thinking Visible How to promote Engagement, Understanding, and Independence for All Learners, Ron Ritchhart, Mark Church and Karin MorrisonHandbook for Student Engagement, (https://www.researchgate.net/publication/310773130)