373

O papel do Assistente Operacional (AAE) e AT na educação ambiental e na criação de um ambiente escolar sustentável turma PND-AMB-CMTN-01

Apresentação

Esta formação tem como objetivo principal dar ferramentas aos AO-AAE e AT para que sirvam de exemplo para alunos e restante comunidade educativa, contribuindo assim para uma escola e um município mais sustentável. Visa capacitar os AO-AAE para práticas sustentáveis no dia-a-dia do estabelecimento de educação e ensino, onde desempenham funções, reconhecendo a importância do seu papel nos projetos de educação ambiental. O Assistente Operacional (AO) desempenha funções diversificadas de apoio à ação educativa das escolas. O AO acompanha diretamente os alunos nas atividades educativas, proporcionando-lhes um ambiente adequado e promovendo nomeadamente a adoção de atitudes e regras de higiene pessoal. Providencia a conservação e boa utilização das instalações e zela pela conservação e higiene ambiental dos espaços e das instalações, numa perspetiva pedagógica e cívica. O Assistente Técnico (AT) que desempenha funções num estabelecimento de ensino, no âmbito das funções e no seu dia-a-dia, serve de exemplo aos alunos e restante comunidade educativa. A sua valorização das questões ligadas à criação de um ambiente escolar sustentável são importantes para que toda a comuniadde educativa esteja envolvida na mesma.

Destinatários

AO - AT

Objetivos

•Sensibilizar os Assistentes Operacionais para os ODS. • Incentivar o envolvimento em projetos de educação ambiental. • Capacitar os auxiliares de ação educativa para integrar práticas de educação ambiental no quotidiano escolar, promovendo atitudes sustentáveis e colaborando com a construção de uma cultura ecológica no ambiente escolar.

Conteúdos

Introdução à Educação Ambiental (conceito, economia circular, ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Importância da Geodiversidade e Biodiversidade Práticas sustentáveis no quotidiano escolar (resíduos, água, energia, desperdício alimentar). O espaço escolar como ambiente educador (participação em projetos de educação ambiental, colaboração com professores, importância de dar o exemplo). Atividades lúdicas (dinâmicas de grupo para promover valores ecológicos). Visita (GeoBiodiverCidade e Resitejo).

Avaliação

Participação: 75(%) - Assiduidade : 25(%)

Bibliografia

José Vítor Pedroso (Coord.), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2017Manuel Gomes (Coord.), Educação Ambiental: Guia anotado de recursos, Instituto de Inovação Educacional, 2001Fernanda Botelho, Hortas aromáticas, Dina livro, 2021José Vítor Pedroso (Coord.), Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2018APA – Agência Portuguesa do Ambiente (2017). Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA 2020. Ministério do Ambiente. Lisboa. Disponível em: https://apambiente.pt/_zdata/Politicas/EDUCA/ENEA2020.pdf

Formador

Patrícia Alexandra Felismino da Silva

Adriana Filipa Batista

Sandra Sofia Neves Cadima

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-01-2026 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 28-01-2026 (Quarta-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
Início: 28-01-2026
Fim: 28-01-2026
Acreditação: DGAE/1598/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Torres Novas